Como tornar o marketing digital de sua empresa mais empático e diverso?
Antes mesmo da chegada da pandemia causada pela Covid-19, a busca por um mundo mais empático e justo, onde a diversidade fosse levada em consideração, já parecia ser um caminho sem volta. Hoje, o que era tendência se tornou realidade e o marketing empático passou a ser pauta essencial em inúmeras empresas ao redor do mundo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Edelman Trust Barometer, em 2020, as pessoas passaram a valorizar cada vez mais o propósito das empresas. E, consequentemente, trabalhar a humanização das marcas em tempos de crise se tornou fundamental. Em um grupo de 12 mil pessoas entrevistadas em diversos países, incluindo o Brasil, 71% afirmaram que as empresas que colocam o lucro acima das pessoas durante o período em que estamos vivendo não merecem confiança.
Um dos principais papéis do marketing sempre foi identificar desejos e necessidades do consumidor, e a própria definição de empatia é bastante semelhante: “Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa. Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem”. É preciso ser empático para ver o mundo do ponto de vista do usuário. A empatia ajuda o marketing a cumprir sua função de entender o consumidor em potencial. Veja abaixo alguns pontos que achamos serem importantes para tornar seu marketing mais empático e diverso.
Conhecer o público é fundamental
O primeiro passo para fazer o seu marketing digital ser mais empático é entender com quem você está se comunicando e quais são as questões que tocam esses consumidores em potencial. Se sua marca puder ajudar as pessoas a lidar com seus próprios sentimentos de alguma maneira, você poderá criar uma conexão poderosa com seu público.
Vamos começar usando um exemplo da casa. No início da pandemia de Covid-19, as pessoas ficaram mais receosas de como gastar seu dinheiro, levando muitos alunos da Panamericana Escola de Arte e Design a ficar em dúvida sobre se valeria ou não investir em cursos. Para reverter a situação, a escola se posicionou por meio de uma campanha de incentivo à criatividade chamada “Reinvente-se”, criada pela GDM. Além de lançar um manifesto inspirador sobre o que acreditava, apostamos nossas fichas na possibilidade de criar algo imensamente novo e totalmente diferente em tempos desafiadores.
Interatividade e conteúdo gerado pelo usuário
A interatividade e o uso de conteúdo gerado pelo usuário também são peças-chave para um marketing mais empático. Nos dias de hoje, os consumidores estão mais conectados do que nunca e se sentem parte do seu negócio quando conseguem interagir com ele de alguma maneira ou têm seus conteúdos publicados em sua página. A interatividade também é uma poderosa ferramenta para construir uma conexão real com o seu consumidor.
O conteúdo gerado por usuário, também conhecido como UGC, é todo o conteúdo compartilhado por marcas e empresas. A associação de experiências de pessoas reais com marcas é uma maneira orgânica de se relacionar com os consumidores ao mesmo tempo que se promove um produto ou serviço. Além de promover maior alcance nas redes sociais e ajudar a ganhar a confiança dos clientes, esse material genuíno tem baixo custo e excelentes resultados.
Um ótimo exemplo de marca internacional que usa o UGC de maneira eficaz é a Lush. Com consumidores engajados, ela aproveita todo o conteúdo genuíno e envolvente criado pelos clientes de sua comunidade em suas redes sociais e experiências na web. A Panamericana Escola de Arte e Design seguiu o mesmo caminho, compartilhando em seus stories e feeds conteúdos relevantes feitos por alunos.
O marketing de diversidade deve ser genuíno
Analisar dados, tráfego, conversões e ter social listening é uma ótima maneira de descobrir quais aspectos de sua marca são valiosos e têm potencial e quais estão atraindo o seu cliente e, a partir daí, torna-se mais fácil se adaptar às necessidades do consumidor em potencial. Para funcionar, o marketing de diversidade precisa ser orientado por dados, autêntico e culturalmente consciente. Quando isso não acontece, a mensagem pode falhar.
Por isso, a capacidade de analisar e contextualizar os dados é fundamental para se atingir o melhor uso deles, fazendo com que efetivamente enriqueçam sua comunicação, inspirem ideias e tragam uma maior relevância aos projetos. O resultado é o sucesso das campanhas.
Também é importante agregar valor aos seus conteúdos – informações relevantes, campanhas educacionais e de interesse público ajudam a conquistar a confiança e despertam emoções nas pessoas.
Um bom exemplo é a campanha da Coca‑Cola “America is beautiful”. Em 2014, a marca celebrou a diversidade e os seus ideais de otimismo, união e inclusão em um anúncio exibido durante o Super Bowl. O comercial mostrava imagens de americanos de diferentes etnias, religiões, raças, orientações sexuais e culturas acompanhadas do tema musical “America the Beautiful”, cantado por americanos, em sete idiomas: inglês, espanhol, coreano, filipino, hindi, senegalês, francês e hebraico.
Faça a diferença!
Apoie causas sociais, crie ações e conte histórias reais de pessoas comuns. Emoção e conexão é mais necessário do que nunca nos dias de hoje e são atitudes como essas que aproximam marcas de pessoas e tornam as empresas mais humanas.
Em dezembro de 2020, a Dove realizou uma pesquisa para medir o impacto do uso das redes sociais e filtros na autoestima de meninas entre 10 e 17 anos nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil. A conclusão mostrou que 84% das brasileiras com 13 anos fazem uso de filtros e aplicativos, distorcendo sua aparência na internet. Baseada nos resultados da pesquisa, a marca criou, em parceria com o Unicef, um projeto com objetivo de engajar e educar jovens sobre autoestima e confiança corporal, visando impactar positivamente a vida de 2 milhões de jovens entre 13 e 18 anos no país.
A GDM acredita que a combinação de criatividade, dados e conhecimento do comportamento humano é poderosa. Nossa equipe está preparada para coletar dados para iluminar os caminhos e traduzir para você de forma simples todos os passos para uma comunicação empática e eficaz. Entre em contato para criarmos juntos um plano de ação sob medida para a sua empresa.