Marketing 4.0: o que é e como as empresas se preparam para ele?
Para muitas pessoas, o único objetivo das marcas é vender produtos. Isso pode ter sido uma verdade alguns séculos atrás, mas as mudanças sociais exigiram adaptações das empresas, e assim surgiu o marketing 4.0, que orienta as ações de hoje em dia.
Neste artigo, discutimos esse conceito e o que as empresas devem fazer para se adequar. Acompanhe!
A evolução do marketing: do 1.0 ao 4.0
Marketing é uma área da administração que tem o objetivo de entender e atender às necessidades do consumidor. É natural, portanto, que a ciência se adapte à realidade de mercado em cada época. Antigamente, após a Revolução Industrial, a principal atribuição do setor era promover produtos e serviços produzidos e comercializados em massa, uma novidade do século.
As mídias da época, como jornais e revistas, muitas das quais sem uma imagem sequer, eram utilizadas para os anúncios. Essa abordagem mercadológica, o marketing 1.0, era o bastante para uma época com baixa concorrência, mas logo deu origem à sua versão 2.0, com a popularização de outros canais: o rádio, a TV e a internet.
As companhias, então, focaram mais no consumidor e menos no produto. Aproximaram-se de seu público, procurando entender suas características e necessidades para satisfazer e reter clientes.
Essa iniciativa foi necessária para introdução do marketing 3.0, abordagem na qual o ser humano é visto com mais plenitude, com necessidades, vontades, sonhos, desejos e razão. O foco do marketing, nesse caso, está nos valores, que procuram compartilhar com seu público-alvo.
As marcas começaram a se humanizar, criar vínculos emocionais com as pessoas. Essa relação próxima criou evangelizadores das empresas, pessoas que fazem publicidade por conta própria, sobretudo na internet, o que ajuda na promoção dos produtos.
Essa característica, no entanto, intensificou-se com a inclusão digital e suas tecnologias, como o Google, o crescimento das redes sociais e do uso de smartphones, o que deu origem ao marketing 4.0. Em uma época na qual o consumidor utiliza menos mídias tradicionais, o foco da empresa é estar online para engajar e gerar valor.
A relação do marketing 4.0 com estratégias digitais
O marketing 4.0, assim como a versão anterior, leva em conta os sentimentos das pessoas, mas adapta-se às transformações sociais e digitais desta época. Hoje, com apenas um celular, o consumidor pode acessar informações acerca de produtos e empresas em questões de segundos.
Essa dinâmica causou mudanças consideráveis na jornada de compra do consumidor. Se antes elas precisavam ir a uma loja ou escolher um canal de atendimento para ter mais informações acerca de uma marca e suas soluções, hoje se informam pela internet antes de se decidir por uma aquisição.
Apesar da facilidade de ler comentários de clientes antigos, pesquisar informações sobre produtos, empresas e pedir itens de qualquer lugar do mundo, o consumidor pode se sentir, às vezes, confuso devido ao excesso de informação disponível na rede e suas limitações de tempo.
As marcas, nesse contexto, precisam ser relevantes para conquistar o público, de uma maneira que economize o seu tempo e gerem valor. As estratégias de marketing digital ajudam a preencher essa necessidade, sobretudo por meio da produção de conteúdo que se alinhe à jornada de compra do consumidor, desde o momento em que a marca passa a ser conhecida até quando o cliente satisfeito ajuda a promover as soluções.
A necessidade de adaptação à transformação digital
É possível imaginar como companhias podem se adaptar aos hábitos do consumidor sem que estejam presentes no mundo digital? Esse universo favorece a conexão entre pessoas e empresas e beneficia a criação de uma relação mais próxima, proporcionando uma melhor experiência ao consumidor. Nomes de sucesso, como Netflix e Uber, são evidências de como a transformação digital é importante nesta época.
E então, você entendeu o que é o marketing 4.0 e a relação com as estratégias digitais? A sua empresa deve ser próxima do público e gerar valor em toda a sua jornada. Assim, além de ter clientes satisfeitos, poderá ter fãs que se orgulham em divulgar, voluntariamente, suas soluções.
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