Métricas digitais: quais delas são realmente importantes para o seu negócio?

Métricas digitais: quais delas são realmente importantes para o seu negócio?

Calcular a eficácia das campanhas de marketing pode parecer simples à primeira vista, mas nem sempre é. Visualizações de páginas, seguidores, alcance, cliques, engajamento, leads, conversão em vendas, ticket médio… São muitos os números a serem acompanhados e relacionados ao retorno do investimento em marketing. Porém, muitas vezes, muito mais do que quantidade, a qualidade faz toda a diferença.

Medir o sucesso de uma campanha vai muito além dos números. A análise da performance das campanhas é a arte de reunir esses e outros índices para, a partir deles, avaliar o quanto as estratégias de fato ajudaram no desempenho dos negócios.

Marketing é investimento e nós vamos mostrar o porquê

Marketing é sempre um investimento e o conceito de medir seu retorno começou a tomar forma no final dos anos 1990, quando as tecnologias digitais passaram a proporcionar novas possibilidades de análises de dados para maximizar a eficiência das despesas de marketing. Foi assim que nasceram as métricas.

“Mas o que são exatamente as métricas?”, você pode questionar. Grosso modo, as métricas de marketing são exatamente todos os indicadores usados para mensurar os resultados das ações e campanhas da sua empresa.

Você sabe quais são as métricas mais importantes para uma empresa? Será que está de fato acompanhando os números que são mais relevantes para o seu negócio?

Parece óbvio, porém muitas pessoas ainda acreditam que as métricas de marketing se referem apenas ao volume de pessoas que seguem os perfis nas redes sociais ou que acessam os sites, sem saber ao certo qual é o retorno trazido por cada ação. Mas a coisa não é fácil assim.

Existem muitas métricas que acabam servindo apenas para alimentar a vaidade, sem estarem de fato relacionadas à geração de oportunidades de negócio, assim como há diversas métricas, não tão óbvias e visíveis, que podem comprovar que suas estratégias estão de fato contribuindo para os resultados da empresa.

Confuso? Calma, nós vamos ajudar você!

Para diferenciar uma coisa da outra e entender quais métricas você deve acompanhar para medir o sucesso de suas campanhas e ações, preparamos uma lista de algumas das métricas mais importantes e explicamos para que finalidade cada uma delas funciona. Venha com a gente!

Métricas de marketing digital

As métricas de marketing digital, como o próprio nome sugere, medem a eficácia das ações feitas no universo virtual. Campanhas e ações criadas para sites, mídias sociais, blogs, e-commerce ou por meio de e-mails marketing são acompanhadas através desses indicadores. Assim, se torna possível analisar os resultados e entender se as suas estratégias estão funcionando.

  1. Custo de aquisição por cliente

Para calcular o CAC, basta somar as despesas e os investimentos em marketing e dividir pelo número de novos clientes no mesmo período. Saber quanto cada cliente novo custa é importante para manter a saúde financeira do seu negócio.

  1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais relevantes para medir os resultados de uma estratégia de marketing. Ela se refere ao número de visitantes de um site, blog, rede social ou e-commerce que completam uma meta desejada, ou seja, que realizam a ação designada como objetivo da campanha. Para medi-la, é preciso dividir o número de conversões geradas pelo número de pessoas que visitaram a página em questão.

Aqui vai uma dica importante: muita gente confunde a taxa de conversão com o ato da compra, mas ela vai muito além disso, já que pode ser mensurada durante toda a jornada de compra de um potencial cliente. Podemos converter visitantes em leads, leads em prospects, prospects em clientes. Cada passo da jornada é importante para o sucesso de uma empresa.

  1. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição mede a quantidade de usuários que apenas visualizaram uma página em seu site e saíram sem realizar uma ação. É por meio da análise dessa métrica que podemos verificar a eficácia dos calls to action e da mensagem de uma estratégia, por exemplo. A partir daí, começamos a pensar em otimizações e planos de melhoria para aumentar a conversão.

  1. Custo por lead

É claro que nem todas as pessoas atraídas por nossas campanhas de marketing vão de fato tomar alguma ação, porém todas elas são fundamentais para o processo porque geram leads, ou seja, oportunidade de negócios. Para descobrir o custo de cada lead, você precisa dividir o investimento total na campanha pela quantidade de potenciais clientes que se mostraram interessados em seus serviços ou produtos.

E mais: além dos já citados, também existem alguns outros indicadores que, de acordo com o seu objetivo, podem ser importantes para o acompanhamento das métricas de marketing. Entre eles estão o CPM (custo por mil impressões), o CPC (custo por clique), o CPV (custo por visita), o CPA (custo por aquisição ou venda) e taxa de retorno de uma campanha publicitária, também conhecida como ROI (retorno sobre investimento).

Métricas de negócio

As métricas de negócio são os dados quantitativos por meio dos quais você pode avaliar se uma estratégia ou ação de marketing está dando retorno de fato. A principal métrica de negócio, obviamente, é o volume de vendas. Mas também podemos perceber que nossas campanhas funcionam de fato por meio do aumento de pedidos de orçamento, pela recorrência de compras, aumento de renovação de contrato, entre outros.

  1. Ticket médio

Você sabe quanto cada cliente gasta com o seu negócio? Isso é o que chamamos de ticket médio. O ticket médio mensal pode ser calculado dividindo-se a receita pelo número de clientes que fizeram compras no mesmo período. Saber quanto você ganha com cada cliente é fundamental para calcular qual o seu budget para investir na captação de novos consumidores.

  1. Valor do tempo de vida do cliente

O valor do tempo de vida do cliente, ou LTV (lifetime value), mostra o potencial de lucro com seus clientes e calcula a receita média que eles gastam durante a jornada de compra em sua empresa. Para descobrir esse índice, multiplique o ticket médio mensal pelo tempo médio de retenção de cada um dos seus consumidores. De modo geral, em uma empresa financeiramente saudável, o LTV  é três vezes maior que o CAC (custo de aquisição por cliente). E quando isso não acontece… fique atento! Pois você pode estar gastando mais do que ganha com cada consumidor.

  1. Percentual de churn

O percentual de churn indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes. Saber por que os clientes abandonaram o seu produto ou serviço é fundamental para melhorar os processos e fazer com que isso não aconteça mais. Para calcular essa métrica, você precisa dividir a quantidade de clientes que perdeu até o final de determinado período pelo total de clientes que teve no início.

  1. NPS

O NPS, ou net promoter score, mede o quão satisfeito o consumidor está com o atendimento, com os serviços ou os produtos do seu negócio. Por meio de pesquisas de satisfação é possível chegar ao número exato. Para calcular essa métrica, basta subtrair a porcentagem de clientes insatisfeitos da porcentagem de clientes satisfeitos.

Métricas sociais

Agora que você conhece todas as métricas de marketing digital e de negócios, sabia que existe uma diferença para as métricas sociais?

Isso mesmo! As métricas sociais medem o sucesso das campanhas da empresa nas redes sociais especificamente. Temos três principais, sendo elas:

– o alcance, que nos conta quantas pessoas estão de fato recebendo cada conteúdo divulgado;
– o engajamento, que é a soma de pessoas que interagem, ou seja, comentam, curtem, compartilham ou clicam nas postagens;
– e há também o número de seguidores, que pode nos mostrar quantas pessoas têm interesse em acompanhar as publicações de um negócio.

Nesse caso, uma métrica depende da outra e, para avaliar a eficácia das estratégias sociais, todas devem ser positivas.

Tudo é mensurável, mas o que devo medir?

É importante ressaltar que, apesar de tudo ser mensurável, você não precisa medir tudo só porque pode. “Não caia na armadilha de tornar as coisas importantes porque são mensuráveis. Torne-as mensuráveis ​​porque são importantes”, diz Robert Rose, fundador e diretor do Content Marketing Institute.

Cada número diz respeito a um objetivo diferente, então você deve acompanhar os resultados relacionados ao progresso da sua estratégia, que indicam se você atingiu ou não a sua meta. A equipe da GDM está preparada para te ajudar nesse processo. Vamos coletar dados para iluminar os seus caminhos e traduzir para você, de forma simples, todos os passos que estamos seguindo e que resultados podemos obter para sua empresa. Vamos juntos?

 

Agência GDM

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