Tempos de crise e o marketing digital: como se reinventar?!
A crise mundial causada pela pandemia de Covid-19 resultou em profundas transformações nos hábitos de consumo e, consequentemente, nas estratégias de marketing das empresas. Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde a transformação digital já vinha impactando significativamente o mercado de comunicação, o universo digital tornou-se ainda mais o centro de todas as interações, forçando todos os negócios que ainda não haviam se rendido a adotar o marketing digital como estratégia principal de publicidade.
A grande maioria das companhias do mundo já estava investindo em marketing digital, mas poucas o faziam na velocidade exigida repentinamente, por conta da pandemia.
A gente sabe… foi necessário reaprender e adequar as estratégias muito mais rápido do que imaginávamos. A maneira como cada negócio tem lidado com essa nova realidade hoje influenciará profundamente o seu desempenho para o amanhã, pós-pandemia.
Adotar novas tecnologias e ações mais ousadas se tornou imprescindível. Essa é a hora de inovar, implementando diferentes estratégias e tecnologias. O digital pode proporcionar diversas possibilidades para as empresas – como, por exemplo, um melhor relacionamento com clientes, funcionários e fornecedores –, e agora é o momento de fazer do limão uma limonada, buscando, na crise, novas oportunidades de negócio.
Por que investir em marketing digital em meio à crise?
Ao investir em estratégias de marketing digital durante a crise, você prepara sua empresa para a retomada do mercado. O mundo já estava migrando para o digital, olhar para trás não é mais uma opção. A partir de agora, você precisa começar a mudar a maneira como seu negócio investe em marketing para otimizá-la para o futuro.
Em tempos de crise, o marketing encontra no digital os melhores caminhos para apresentar o melhor do seu produto ou serviço, contando a história de sua empresa e valorizando a transformação que ela oferece e gera nos seus consumidores. Ser relevante se tornou fundamental e o marketing digital é a melhor forma de mostrar ao mundo a relevância do seu negócio.
Mídias digitais em crescimento: é necessário se adequar
Em meio a tantas transformações, as redes sociais se tornaram um imprescindível canal de relacionamento com os consumidores. Além de otimizar investimento e processo de venda e comunicação de campanhas.
Com opção de segmentação de perfis, permitindo que as empresas falem diretamente com o seu alvo, elas possibilitam que sejam feitos anúncios para novos potenciais consumidores por meio de conteúdos bem diversificados e direcionados.
Os canais digitais se tornaram o principal (e, muitas vezes, o único) meio de conquistar o engajamento do consumidor.
Uma pesquisa de tendências da publicidade feita pelas empresas Smartly.io e WBR Insights em 2020 mostrou que 96% das companhias consultadas pretendiam aumentar o investimento em anúncios no Facebook, 61% no LinkedIn e 56% no Twitter.
Além disso, outro estudo, feito por Social Miner, All iN, Opinion Box e Etus, concluiu que 74% dos consumidores já utilizam as redes sociais para fazer compras. Com isso, o e-commerce brasileiro registrou mais de 300 milhões de pedidos e faturou mais de R$ 126 bilhões só em 2020.
Com isso, percebemos que utilizar o inbound marketing como estratégia é o caminho.
Por que o uso de inbound marketing pode ser a solução ideal?
O inbound marketing – criação de conteúdo relevante relacionado ao seu produto ou serviço para fixar sua marca por meio de posts em blog, vídeos e podcasts – é uma das estratégias que vieram para ficar.
Atrair a atenção do seu público-alvo para encontrar consumidores que vão de fato comprar seu produto no momento certo é a garantia para alavancar as estratégias do seu negócio.
Mas como isso é possível?
O primeiro passo é gerar conteúdo de qualidade com assuntos que sejam relevantes para o seu consumidor, depois é preciso conquistar o visitante, dar início a um relacionamento e entender quem está mais propenso a fechar negócio, consequentemente aumentando sua taxa de conversão e vendas.
Além do inbound marketing, existe outro caminho? Sim, e nós vamos mostrar!
Trabalhar melhor a conversão das suas landing pages e sites, focando mensagens relevantes e ofertas, também é uma boa maneira de conquistar a atenção de potenciais consumidores e converter e reaquecer os que já estão na sua base.
Quer um exemplo? Conheça o nosso mais novo case de lançamento para a companhia global Arla Foods Ingredients:
Em plena pandemia, a Arla Foods, empresa líder na produção de ingredientes funcionais e nutritivos feitos do soro do leite, se reinventou com a GDM!
Saiba como: o mercado de alimentos com alto teor de proteína segue crescendo em toda a América do Sul, graças à busca por produtos mais saudáveis em todas as categorias de consumidores. Com base nisso, criamos um conceito pensado para mudar a percepção dos clientes e consumidores sobre um novo ingrediente, o Nutrilac® FO-7875.
A ideia era fazer com que as pessoas entendessem o valor desse novo ingrediente para as exigências do mercado focadas no bem-estar, mostrando-o como ferramenta para empoderar e viabilizar a produção de artigos que atendam às necessidades do consumidor final.
Para divulgar o novo produto, desenvolvemos ações de marketing digital nas principais mídias sociais nas quais o público da marca tem forte presença: LinkedIn e YouTube. O objetivo foi apresentar o produto para as pessoas que seguem as mídias sociais da empresa, direcionando-as para a landing page, e gerar novos leads.
O produto também foi apresentado para os clientes da base em um e-mail marketing e por meio de uma parceria com a MilkPoint, maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Além disso, criamos um material personalizado para auxiliar os distribuidores e vendedores da Arla na hora da exibição e venda do produto.
Confira o resultado da campanha:
Mas, com tantas possibilidades, quais são as melhores opções de estratégias de marketing digital para a sua empresa?
Você precisa de uma boa estratégia de marketing digital, que atinja os consumidores certos e faça a sua marca ficar mais presente para garantir resultados mais efetivos. Nós, da GDM, estamos preparados não apenas para entender o seu público por meio de sondagens exploratórias, mas também para criar junto com você estratégias criativas, pensadas para a realidade do seu negócio com objetivos definidos. Conte com a gente!