Descubra o que é o valor de uma marca e e como é calculado

Descubra o que é o valor de uma marca e e como é calculado

Você já se perguntou por que uma pessoa paga mais caro em um produto do que em uma solução semelhante, muitas vezes igual à de um concorrente que cobra mais barato? Isso tem a ver com o valor de uma marca e tem influência direta na percepção de valor do consumidor e no crescimento de uma empresa.

Neste artigo, ajudaremos você a entender o que é e como é calculado esse valor, também conhecido como brand equity. Confira!

Conceito de valor de marca (Brand Equity)

O logotipo é o primeiro elemento que muitas pessoas pensam quando se fala em marca. Se você pedir a adolescentes para desenharem o logo de empresas como Netflix, Coca-Cola e Pepsi, certamente, muitos conseguirão fazer algum esboço, ainda que não perfeitamente.

Bem, o logo, claramente, é importante para a construção e o posicionamento de uma empresa no mercado. No entanto, existem diversos outros aspectos que são levados em consideração no conceito de marca, começando por outros elementos da identidade visual, como cores, tipografia, nome e estilo de design.

No entanto, uma marca é construída, principalmente, por um conjunto de elementos ainda mais valiosos: o valor e sensações que o público percebe em longo prazo, sua reputação, personalidade e o que representam e, é claro, seus produtos.

Assim, Brand Equity representa o valor de uma marca presente nas soluções que ela oferece, com base nos aspectos intangíveis que atribuem valor à empresa. É por esse motivo que companhias de um mesmo nicho, que vendem produtos ou serviços semelhantes, conseguem praticar preços diferentes.

Se o consumidor percebe mais valor em uma marca do que em outra, muitas vezes, ele prefere o primeiro, ainda que precise pagar mais caro por isso.

Por lidarmos com aspectos intangíveis, a mensuração do valor de uma marca não é trabalho fácil e muito menos objetivo. Existem, inclusive, consultorias que calculam o brand equity de grandes empresas, mas nem sempre há um consenso.

Mensuração do valor de uma marca

A percepção dos consumidores tem relação direta com o sucesso e o crescimento de uma empresa. Por isso, estimar o valor de uma marca é importante. Existem diferentes metodologias para esse cálculo, que geralmente é feito utilizando conceitos do mercado financeiro de avaliação de ativos e pesquisas de opinião. Você pode fazer uma estimativa com base em:

Análise da fidelidade dos clientes

Quanto mais clientes recorrentes a empresa tiver, melhor é para o valor de sua marca, pois essa realidade indica que há uma aprovação no mercado. Você pode conferir isso com a mensuração de indicadores de performance.

Pesquisas com consumidores e prospects

Você pode realizar pesquisas de opinião com o seu público para saber se eles lembram e reconhecem a marca, o quanto ela influencia em sua decisão de compra e como julga a qualidade em comparação com as soluções concorrentes.

É importante estimar também a satisfação dos consumidores, para saber se suas expectativas estão sendo atendidas, se consideram o preço justo e se recomendariam a empresa a seus amigos.

Mensuração da autoridade online

Empresas mais influentes no mercado aumentam seu brand equity. Você pode, por exemplo analisar o engajamento da sua companhia na internet e compará-la com o de concorrentes ou acompanhar pesquisas nos buscadores e conteúdos criados online.

Análise de lucro

Estimar a diferença do lucro gerado por empresas concorrentes é uma maneira de estimar que uma marca vale mais que a outra, assumindo que a diferença se dá por esse motivo.

Ritmo do branding

Uma estratégia de branding tem como objetivo o sucesso de uma empresa, mas isso acontece a médio e longo prazo. Portanto, é preciso ter paciência para que suas ações sejam eficazes, especialmente se a empresa ainda está se estabelecendo no mercado.

A construção de uma reputação e de uma identidade corporativa leva tempo, mas é importante acompanhar esses avanços, até mesmo a fim de avaliar a necessidade de investir em marketing. Ainda que não haja uma fórmula padrão, é possível estimar o valor de uma marca a partir das dicas presentes neste artigo.

Você já fez algum cálculo ou suposição a respeito do valor de marca da sua empresa? Como isso foi feito? Você conhece alguma metodologia? Compartilhe essas informações com a comunidade nos comentários abaixo!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM