A importância do benchmarking para posicionar o seu negócio
O nome pode até parecer complicado, mas o conceito é simples. Benchmark, em tradução literal, significa referência. O sufixo ing da língua inglesa é o equivalente ao gerúndio da língua portuguesa, o que faz a tradução de benchmarking ser referenciando. Ou seja, benchmarking nada mais é do que uma espécie de avaliação comparativa de referência, um processo de estudo de concorrência.
No universo dos negócios, fazer benchmarking é uma ferramenta valiosa de análise de mercado que te ajudará a entender as melhores práticas usadas por outros líderes no seu setor e as melhores práticas que podem ser replicadas no seu dia a dia. Comparando os seus produtos, serviços e práticas com os dos seus concorrentes ou com os de empresas reconhecidas, você terá uma visão de como está se saindo em relação à concorrência e saberá mensurar se seus resultados e métricas são ou não satisfatórios.
Os benefícios de se fazer benchmarking são muitos. Por exemplo: entender o posicionamento de sua empresa em relação às outras do mesmo mercado, é uma maneira de crescer e de desenvolver melhores estratégias a partir de insights vindos dos seus concorrentes. A comparação com a concorrência é crucial para incentivar a adoção de melhorias nos processos do seu próprio negócio.
É por meio da análise e comparação com a concorrência que podemos descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm uma maior expertise sobre um determinado tema, identificar tendências de mercado e nos adiantarmos a elas, aumentar o conhecimento sobre o seu próprio negócio e o mercado em que ele está inserido, aprimorar os processos e práticas empresariais para alcançar excelência, motivar sua equipe com objetivos realizáveis já atingidos pelos concorrentes aumentando a produtividade, além de reduzir custos e aumentar a margem de lucro, entre outras vantagens.
No entanto, é importante ressaltar, que a comparação pode ser usada como base para a avaliação do que criamos ou fazemos, mas nem tudo o que se aplica à concorrência é bom para o seu negócio. A análise dos resultados do benchmarking deve ser cuidadosa e suas conclusões usadas de maneira correta. Uma ação equivocada, feita sem que se tenha analisado criticamente cada um dos pontos encontrados durante o processo, pode ser mais prejudicial do que benéfica.
“A ideia não é copiar a concorrência e nem se diminuir diante de resultados melhores e sim buscar insights, filtrando bem as informações para entender o que trará mais resultado para seu negócio.”
De todo modo, garanta que seu negócio nunca perca suas características mais marcantes e sua personalidade. Sua marca, cultura, valores, missão, propósito e visão não devem mudar por conta da concorrência: é preciso manter sempre a sua identidade.
Benchmarking na prática
Agora que já entendemos o que é e qual a importância do benchmarking, como aplicá-lo no dia a dia? O primeiro passo, obviamente, é entender que áreas do seu negócio precisam de melhorias para definir o que exatamente você precisa observar na concorrência.
Atuar em áreas específicas que necessitam de melhorias, geralmente é mais eficaz do que simplesmente atirar para todos os lados e tentar desesperadamente melhorar o desempenho de sua empresa de maneira geral, sem um foco determinado. Concentre-se em tudo o que não está saindo como você gostaria no seu negócio e a partir disso pesquise sobre que fatores que tornam sua concorrência mais bem-sucedida nas áreas específicas que você não é.
Depois de entender o que exatamente você quer aprimorar no seu negócio, é hora de começar a coletar os dados sobre os concorrentes para iniciar seu processo de benchmarking. É importante também entender quais são os concorrentes que você deve avaliar e usar como referência. Afinal, não é qualquer concorrente que pode ser considerado exemplo, não é mesmo? Busque sempre se espelhar em empresas mais bem-sucedidas não apenas no seu mercado, mas também nas que estão fora do seu setor, mas enfrentam desafios semelhantes aos seus.
Avalie como essas empresas lidam com as situações com as quais você também precisa lidar na sua rotina. Participe de eventos, meetups, conferências e feiras de negócios da sua área de atuação. Além de fazer networking e coletar dados sobre o mercado e a concorrência, você também poderá colher informações sobre as tendências e soluções tecnológicas disponíveis no mercado.
Como aplicar o Benchmarking no marketing digital
No universo do marketing digital, o benchmarking é uma poderosa ferramenta para destacar sua empresa no universo da internet e aumentar sua presença digital. Aproveite ao máximo todas as plataformas que a comunicação digital disponibiliza para avaliar as ações de marketing da concorrência e estabelecer metas para o sucesso da sua empresa. Você pode usar tais plataformas para avaliar a eficiência das suas estratégias digitais em comparação a outras empresas que são referências de sucesso na internet.
Seja na geração de leads, aumento de números de visitantes do seu site, sucesso nas redes sociais com engajamento e muitos seguidores, ou posicionamento do seu site em buscas orgânicas, o benchmarking bem aplicado pode te ajudar muito a melhorar seus resultados fornecendo ideias diferentes para a criação de estratégias mais eficientes, principalmente quando você usa os dados obtidos com o monitoramento.
É fundamental que você entenda como os seus concorrentes estão posicionados na internet, quais blogs, hotsites e redes sociais eles usam, qual é o tom de voz de cada um deles, que conteúdos são compartilhados, em que canais eles investem mais e com quais estratégias, como se relacionam e interagem com os consumidores e porque as suas ações de marketing digital estão gerando mais ou menos engajamento e retorno que as suas. É a partir destas informações que você poderá criar um plano de ação, usando os insights que forem pertinentes ao seu negócio e propósitos. Avaliando como seus parceiros e principais concorrentes se comunicam, você conseguirá desenvolver melhor as suas próprias estratégias, se baseando tanto nos acertos, quanto nos erros cometidos por eles.
E depois de coletar os dados de mercado?
Ao passo que, você começa a estudar a concorrência e entender seus processos, você pode criar um plano de melhoria de desempenho e implementá-lo em sua empresa. Isso garantirá que você experimente os benefícios do benchmarking na prática, melhorando os resultados do seu negócio. A GDM tem profissionais preparados não apenas para fazer um estudo da sua concorrência e avaliar o mercado em que você está inserido, mas também para analisar os dados coletados e, com criatividade e conhecimento do comportamento humano, criar junto com você as melhores estratégias para posicionar o seu negócio da melhor maneira entre os seus concorrentes! Vamos criar uma estratégia juntos?