Inovação disruptiva e tecnologia disruptiva: os impactos no marketing
Se você viveu — ou tem conhecimento sobre — o ápice e, principalmente, o fim do sucesso do vinil com a chegada dos CDs, por exemplo, já deve ter noção do que se trata a inovação disruptiva e tecnologia disruptiva, mesmo sem saber exatamente o seu conceito.
Basicamente, a inovação disruptiva trata-se de um fenômeno de inovação de um produto ou serviço que não é mais — ou nunca foi — relevante para a sociedade.
Com o objetivo de oferecer mais praticidade para as pessoas, as tecnologias disruptivas chegaram para revolucionar a indústria e ocupar o lugar de velhos sistemas que já não conseguem mais suprir as novas necessidades.
A seguir, além de conferir as vantagens desse fenômeno, você também vai descobrir quais são as aplicações da inovação disruptiva no marketing e as suas principais tendências para a atualidade.
Principais vantagens da inovação disruptiva e tecnologia disruptiva
Como já falamos, a inovação disruptiva visa a substituição de um produto ou serviço que já é irrelevante para o mercado, a fim de trazer uma série de benefícios, tanto para os consumidores quanto para a própria indústria. Entre suas principais vantagens, podemos citar:
- produtos e serviços mais acessíveis e baratos;
- maior disponibilidade;
- praticidade;
- conveniência;
- melhoria dos processos.
Aplicações no marketing
É um tanto quanto óbvio que um segmento como o marketing, que tem a inovação como essência, não poderia deixar de experimentar essas tais tecnologias disruptivas, não é mesmo? Atualmente, o nicho, sobretudo no ambiente virtual, já faz amplo uso de inovações que revolucionaram o mercado, como:
- conteúdo automatizado;
- atendimento por chatbots;
- transmissões ao vivo;
- busca e comandos por voz;
- big data.
Todas essas aplicações visam melhorar a forma que o conteúdo é entregue para o público, para que cada vez mais pessoas fiquem atraídas pela marca, tornando-se consumidores fiéis.
Vale destacar que é trabalho do gestor se manter atualizado e, principalmente, preparar a equipe de marketing para trabalhar com as inovações disruptivas da área. Sendo assim, é indicado que o profissional invista em treinamentos técnicos das novas tecnologias para novos funcionários e sempre comunique qualquer mudança nas atividades da empresa, advindas da aplicação do disruptivo.
3 tendências da inovação disruptiva
1. Chatbots
Funcionando a partir da aplicação da inteligência artificial, os chatbots são robôs virtuais com o papel de atender e tirar todas as dúvidas dos usuários em e-commerces, sites, redes sociais e blogs, de forma ágil e prática.
Uma das vantagens que mais se destaca da utilização dessa tecnologia é a possibilidade de personalizar o atendimento. A partir do armazenamento e análise de dados, os chatbots adaptam o seu tipo de linguagem e abordagem de acordo com o perfil do consumidor, o que torna o atendimento muito mais atraente e relevante para o público.
2. Analytics
Não há dúvidas quanto à imensa quantidade de informações que são produzidas dia após dia. É praticamente impossível parar para ler e analisar o que realmente é útil. E é exatamente esse o papel da Analytics!
A tecnologia está sendo cada vez mais utilizada no mundo empresarial, graças ao seu importante papel de coleta e análise de dados, sempre de forma rápida e precisa.
3. Internet das Coisas
A Internet das Coisas é a tecnologia que consegue conectar tudo — geladeiras, celulares, TVs, relógios — à internet, sendo considerada uma inovação altamente benéfica tanto para a vida pessoal quanto para os negócios.
Essa expansão de conectividade faz com que um objeto eletrônico seja combinado a um sistema automatizado, objetivando a potencialização da sua eficiência.
Como podemos ver, a inovação disruptiva e tecnologia disruptiva são armas essenciais para se adaptar às novas necessidades do mercado e atrair o público. O marketing, especialmente o digital, é totalmente favorável às novas tecnologias, aplicando-as nos mais diversos processos de produção de conteúdo, bem como promoção de produtos e serviços, a fim de melhorar cada vez mais a experiência do usuário.
Gostou deste post? Já utiliza alguma tecnologia disruptiva na sua empresa? Conte sua experiência nos comentários!