Marketing de conteúdo: como utilizar em todas as áreas da empresa?

Marketing de conteúdo: como utilizar em todas as áreas da empresa?

Quando se fala em marketing de conteúdo, é comum associá-lo a ações desenvolvidas pela equipe de marketing. Porém, outros departamentos podem se privilegiar de resultados obtidos por essa estratégia.

O marketing de conteúdo pode promover a imagem de uma marca ou empresa, e fortalecer os resultados dela como um todo. Pensando nisso, a seguir vamos mostrar como utilizá-lo em todas as áreas do seu negócio. Acompanhe!

Vendas

Com o conteúdo é possível tornar a sua equipe de vendas uma autoridade no assunto. Um vendedor consegue trocar e-mails com um potencial cliente, indicando artigos, e-books, infográficos, estudos de casos, entre outros formatos para atrair sua atenção.

Utilizando o marketing de conteúdo, o vendedor conseguirá conquistar a confiança do consumidor, além de filtrar melhor os interesses do público, oferecendo o produto ou serviço mais adequado para a sua necessidade.

Atendimento ao Cliente

Os conteúdos do setor de atendimento ao cliente podem oferecer informações sobre um produto ou a resolução de problemas.

O marketing de conteúdo também pode ser um grande aliado para o reconhecimento da empresa. A ação de educar um cliente sobre o que está sendo oferecido, destaca a marca quando a comparação de produtos e serviços está em jogo.

Recursos humanos

Uma correta estratégia de marketing de conteúdo executada para o RH pode garantir uma boa comunicação interna e recrutamento.

O LinkedIn — rede social que conecta profissionais e empresas — tem uma excelente plataforma para a publicação de conteúdo (o Pulse). Empresas que utilizam conteúdo para as suas seleções, conseguem economizar em torno de 50% nos custos de recrutamento e contratação.

Relações públicas

Não dá mais para esperar jornalistas procurarem por sua empresa para que você tenha avaliações positivas na imprensa. Muitas organizações já investem em marketing de conteúdo para impulsionar suas estratégias de relações públicas.

Jornalistas, inclusive, usam motores de busca para encontrar dados para suas reportagens. Desse modo, manter um blog com conteúdo de qualidade, é um investimento que pode ser bem mais relevante, do que o envio de releases dos assessores de imprensa para tentarem publicações na mídia.

Relação com os investidores

O conteúdo voltado para esse público deve ser claro e objetivo. Utilizar histórias que mostrem o valor da empresa, é muito melhor do que apenas vender o produto. O Marketing de conteúdo nesse setor, é útil tanto para manter um relacionamento existente, quanto para convencer futuros investidores.

Produtos

Os profissionais de marketing já utilizam o conteúdo para ajudar a promover e vender os produtos de uma empresa. Porém, os profissionais de produtos também devem utilizar essa estratégia. Publicar em blogs, e-books, ou até mesmo fazer webinars com reviews dos produtos, é uma excelente alternativa para entrega de conteúdo.

Como você pode ver, essa estratégia não precisa ser utilizada apenas pelo setor de marketing. Departamentos como vendas, atendimento ao cliente, recursos humanos, relações públicas, relação com os investidores e produtos, também podem usufruir de bons resultados.

Você já pratica marketing de conteúdo em outros setores, além do marketing? Gostaria de conhecer algumas estratégias para aprimorar seu conteúdo? Então, veja o post com as 5 principais estratégias para melhorar seu conteúdo!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM