Marketing Educacional: como investir em meios avançados de captação e fidelização de alunos?

Marketing Educacional: como investir em meios avançados de captação e fidelização de alunos?

O mundo mudou e, consequentemente, o mercado educacional mudou junto com ele. Basta pensar na maneira como pais e alunos buscam escolas hoje, que é totalmente diferente de como isso era feito há duas ou três décadas. Antes de visitarem uma instituição, os potenciais consumidores possivelmente farão pesquisas sobre ela na internet para tomar a decisão de conhecê-la ou não.

Captar e fidelizar alunos sempre foi uma demanda para as instituições de ensino, e exatamente por esse motivo, com a transformação digital, as escolas precisam se reinventar para atender à demanda do público, que está cada vez mais exigente.

É por isso que hoje queremos falar um pouco mais sobre marketing educacional. Você já ouviu falar? Não? Então, venha com a gente.


O que é Marketing Educacional?

Para que uma escola se mantenha funcionando de maneira saudável nos dias de hoje, é fundamental o uso de estratégias de comunicação online e offline para atração, retenção e fidelização dos alunos. É o marketing educacional o responsável por focar os esforços na pesquisa e desenvolvimento de táticas para o setor da educação. Para estruturar um planejamento de marketing eficaz, as instituições de ensino precisam identificar o público-alvo, definir como a escola deseja se posicionar e escolher os canais que vão usar para satisfazer os desejos dos clientes e refletir com os seus principais valores.

Mas você sabe como fazer isso? Sabe quais ferramentas deve usar para melhorar a performance da sua escola? Conhece os melhores canais de venda? Tem alguma ideia de como se aproximar e melhorar sua relação com o seu público?

Existem inúmeras maneiras de fazer sua escola se destacar perante a concorrência mesmo em um cenário competitivo e em constante crescimento.

Investir em ações de marketing educacional vai ajudar a sua instituição a se posicionar melhor no segmento e, para te ajudar nesse caminho, vamos listar algumas das principais tendências de estratégias de captação e retenção de alunos. Continue a leitura!


Omnichannel

Omnichannel se baseia na integração dos diferentes canais de aquisição e relacionamento com alunos para melhorar a experiência do usuário. Você não precisa mudar suas estratégias offline nem deixar de se relacionar pessoalmente com os seus clientes, mas é fundamental que estreite a relação entre esses meios tradicionais e a captação online. O online deve servir para ajudar o offline e vice-versa. Para isso, é essencial ter uma equipe de atendimento preparada para gerenciar diferentes canais de comunicação e ter os times alinhados em relação a informações como fechamento de matrículas, materiais mais acessados, entre outros dados.

omnichannel

Automação de Marketing

Por meio da automação de marketing é possível rastrear as interações digitais com alunos em potencial desde a primeira visita ao site até a sua matrícula, monitorando toda a jornada de compra. Isso ajuda na criação de estratégias para fazer com que o lead se sinta especial e opte pela sua instituição.

Entre tantas ferramentas de marketing disponíveis, o sistema de Business Intelligence (BI) é uma opção que facilita a integração da base de dados, permitindo a construção de relatórios que ajudam na análise das estratégias para a equipe, o que facilita o gerenciamento dos canais e o acompanhamento dos resultados.


Marketing de Experiência

Com tantas opções de instituições de ensino no mercado, é natural que os potenciais clientes queiram testar o seu serviço de alguma maneira, não? Por isso o marketing de experiência pode, sim, ser aplicado no setor de educação como um diferencial para mostrar o valor da sua escola! Aulas experimentais e tours virtuais pelo ambiente podem ser uma ótima maneira de captar novos alunos e aumentar a confiança antes mesmo da matrícula!


Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma excelente maneira de conversão e nutrição de possíveis clientes. Por meio da criação de conteúdo relevante e focado na atração do público-alvo durante cada etapa da jornada de compra, esse método faz com que a pessoa chegue até sua escola de maneira voluntária enquanto busca conteúdos de seu interesse.

Um bom exemplo disso é o trabalho que a GDM fez em parceria com a Panamericana Escola de Arte e Design. Além de uma campanha de matrículas divertida, mostrando como o lado criativo da vida é muito mais legal, lançamos o reposicionamento da escola usando conteúdos sobre criatividade e assuntos relacionados aos cursos dentro do site!

https://www.escola-panamericana.com.br/acontece

Hubspot - Modelo Flywheel
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Outbound Marketing

O Outbound Marketing é voltado para a captação, conexão e qualificação do lead por meio da prospecção ativa para abordar potenciais clientes. Isso significa que o time de vendas vai atrás das pessoas que fazem parte do público-alvo, promovendo sua escola com publicidade, promoções, relações públicas e vendas contínuas.


Funil de Vendas em Y

O funil de vendas em Y alinha estratégias de inbound e outbound. Acompanhando cada etapa do processo de vendas, você vai conseguir alavancar a geração de leads do seu negócio, aumentar seu ROI (retorno sobre o investimento) e melhorar a presença digital da sua marca de uma forma simples. Quando visualiza os leads e as oportunidades comerciais de maneira unificada, você tem uma perspectiva muito maior da jornada de compra dos seus clientes.

 

Conteúdo gerado pelo usuário

Sabe o bom e velho boca a boca? Ele também evoluiu para o mundo digital. Usar o conteúdo gerado por alunos e ex-alunos em posts e reposts criativos nas redes sociais ajuda a sua instituição de ensino a se tornar mais confiável e se posicionar melhor digitalmente. O conteúdo gerado pelo usuário funciona como uma espécie de marketing de recomendação e ajuda a dinamizar suas estratégias de marketing educacional.

Quer um bom exemplo disso? Nas redes sociais da Panamericana, nós, da GDM, estamos sempre incentivando os alunos com desafios criativos para que eles postem seus trabalhos usando hashtags e marcando a escola. Isso atrai novos prospects e ainda melhora a relação da instituição com o seu público!

https://www.instagram.com/epanamericana/

 

Vale lembrar que esses caminhos que citamos aqui são apenas algumas das tendências de um mercado que está em constante evolução. O marketing educacional tem se desenvolvido de forma acelerada, e a melhor maneira de criar estratégias eficientes é definir o conjunto de ações a serem tomadas com base em dados, como o processo de tomada de decisão do cliente, o público-alvo e, obviamente, seus objetivos.


E nós podemos te ajudar!
A GDM combina criatividade, dados e conhecimento sobre o comportamento humano para oferecer soluções inovadoras pensadas para o seu negócio, de acordo com as suas metas. Nossa equipe está pronta para analisar em detalhes o seu público-alvo e coletar dados para iluminar os caminhos e traduzir para você, de forma simples, todos os passos que podemos seguir juntos!

Ricardo Abellan

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