Empreender na maturidade – 03 tendências que a sua franquia precisa ficar de olho.
Existem três tendências que, se combinadas e bem exploradas, podem contribuir para a expansão da sua rede de franquias nos próximos anos.
1 – Aumento na expectativa de vida
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro subiu para 75,2 anos de vida, e, a partir de 2050, para 81,29 anos.
2 – Inversão da pirâmide etária populacional
O Brasil está envelhecendo rapidamente e, acima da média mundial. De acordo com o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, publicado pela OMS em 2015, a porcentagem atual de pessoas acima de 60 anos no Brasil é de 12,5% de idosos, e deve alcançar os 30% até a metade do século.
3 – Baby boomers conectados
De acordo com pesquisa da MMA Mobile Report de 2015, realizada pela Milward Brown e a Net Quest em 09 cidades metropolitanas do país, o smartphone já é o device com a maior penetração na sociedade. Apenas para termos uma ideia, os boomers, como são chamados àqueles que possuem entre 45-55 anos, passam em média 3,08 horas do dia atentos ao celular.
Alguns dados interessantes da pesquisa sobre o potencial da internet para este target:
Já é indispensável para a grande maioria deles
É a principal atividade de mídia para todos os públicos, ganhando espaço dos meios convencionais.
É o meio que mais entrega informação
E os smartphones também refletem essa tendência:
- 73% usam o celular para entrar na internet;
- 69% acessam e-mails;
- 77% para entrar nas redes sociais;
- 69% preferem o Whatsapp como app de mensagem;
- 90% acessam o Facebook, em média, 3,4 vezes/dia.
“Conclusão: cada vez mais teremos pessoas da terceira idade bem qualificadas (carregam algumas décadas de experiência professional), cheias de energia para começarem novos desafios (até mesmo porque sabem que vão viver por mais tempo), com capital para investir e muito bem informadas através da internet e plataformas mobile a respeito de possibilidades de negócios para empreenderem. E redes de franquias podem ser uma excelente opção de negócio para este público por serem um modelo de negócio já testado e mais seguro.” Você deve estar se perguntando como aproveitar essas 03 tendências para alavancar a sua estratégia de prospecção de franqueados. Aqui vão algumas dicas para você que pensa em prospectar esse público:
- Perfil de franqueado: em primeiro lugar, você deve avaliar se a sua rede de franquias quer ter como perfil de franqueados pessoas com uma idade mais avançada. Como explicamos em nosso post “A importância em definir as buyer personas da sua rede de franquia” (leia aqui), você deve avaliar se essa ‘buyer persona’ faz sentido para o seu negócio. Franquias que demandem uma jornada diária muito longa, por exemplo, podem não fazer sentido para estas pessoas;
- Conteúdo relevante: comece a produzir conteúdo sobre a sua rede de franquia de forma contextualizada, entendendo de maneira aprofundada os seus objetivos, desafios e ambições de vida e profissionais.
- Marketing digital: não deixe de fora da sua estratégia de atração de franqueados o marketing digital. Já falamos em outro post (leia aqui) nas vantagens de se investir nesse meio, mas agora desmistificamos qualquer dúvida a respeito dos meios de comunicação que são consumidos por estas pessoas.
Agora é só começar! : )
Fontes: IBGE e MMA Mobile Report de 2015, realizada pela Milward Brown e a Net Quest