4 grandes tendências de mercado para o marketing em 2019
Gerentes de marketing que se importam com o desempenho e o crescimento das suas empresas precisam estar atentos às tendências de mercado. Essa declaração já fazia sentido há décadas. No cenário atual, é ainda mais coerente, pois novidades tecnológicas não param de surgir e os consumidores mudam seus hábitos com frequência.
Identificar algo que está por vir é essencial para se antecipar à concorrência e criar diferenciais, mantendo o negócio sustentável. Para isso, na maioria das vezes, basta acompanhar as novidades tecnológicas, os investimentos de outras empresas e as reações do público.
Neste artigo você conhecerá 4 tendências de mercado esperadas para o marketing em 2019. Acompanhe!
1. Marketing interativo
Essa estratégia tem como objetivo promover a aproximação do consumidor com a marca por meio de um engajamento mais frequente. Programas de prospecção de novos clientes e de fidelidade são considerados aplicações do marketing interativo, pois baseiam-se no relacionamento com o mercado consumidor mesmo antes de vender.
Em linhas gerais, essa estratégia é utilizada para identificar pessoas, engajar e avaliar como o público reage a essa interação. Esse processo gera dados e informações que permitem à empresa afinar seu discurso e manter um relacionamento duradouro, fechando novos negócios e fidelizando clientes.
O marketing interativo é uma tendência para 2019 devido ao avanço de tecnologias digitais, sobretudo programas de automação e de Business Intelligence. Esses softwares podem fazer com que a estratégia se aperfeiçoe de maneira mais rápida, o que aumenta as chances de resultados satisfatórios.
Além de promover o engajamento com o cliente, essa abordagem pode gerar insights relevantes sobre os produtos oferecidos ao mercado, que podem ser otimizados para oferecer benefícios ainda mais interessantes.
2. Legislative brands
As novas gerações se importam com a responsabilidade social e os valores das marcas. Essa realidade faz com que algumas empresas criem campanhas de marketing social a fim de mostrar que realmente realizam algo de importante pelo mundo e, assim, se aproximar do seu público-alvo.
Isso, no entanto, não é novidade e não estaria nesta lista se não fosse um artigo no Trendwatching.com que cita “legislative brands” como uma tendência de mercado para 2019. Esse termo, traduzido como “marcas legislativas”, faz referência a um forte ativismo das empresas e de seu público, que pode até levar à mudança das leis de um país.
Neste ano, e nos que estão por vir, é possível que encontremos mais empresas usando suas influências para a construção de um mundo melhor, promovendo debates sobre assuntos de importância social e levando as discussões adiante. Obviamente essa não é uma estratégia fácil. Dependendo das demandas, pode gerar muitas críticas, de forma que as marcas precisam estar preparadas.
3. Big Data
A expressão “Big Data” faz referência a um grande conjunto de dados que podem dar origem a informações valiosas sobre pessoas, instituições e programas.
Embora não seja uma total novidade, o surgimento de novas tecnologias, de softwares de Business Intelligence e de mais profissionais qualificados faz dessa uma das tendências de mercado para o marketing que merecem ser listadas aqui.
As estratégias que fazem uso do Big Data deverão se tornar mais complexas— não é à toa que os cientistas de dados serão mais requisitados —, mas, por outro lado, deverão facilitar a tomada de decisões gerenciais e aperfeiçoar a relação com as personas de uma empresa.
4. Marketing de influência
As parcerias com famosos e influenciadores digitais devem continuar ou se intensificar. A grande concorrência de conteúdo nos buscadores e nas redes sociais e a dificuldade de atrair a atenção do público ajudam a explicar esse fato.
As estratégias de marketing de influência garantem a entrega da mensagem a um grande número de pessoas interessadas no assunto em questão, com a vantagem de que isso é feito por alguém em quem confiam.
Acompanhar as tendências de mercado é imprescindível para antecipar os movimentos da concorrência e melhorar os produtos e serviços de acordo com o que seu público espera. Além disso, é fundamental entender pessoas e estar atento à evolução de seu comportamento.
Você conhece empreendedores que querem ter melhores resultados em 2019? Então compartilhe este artigo com eles, nas suas redes sociais!