Aprenda como avaliar a maturidade digital da sua empresa

Aprenda como avaliar a maturidade digital da sua empresa

Os tempos modernos em que vivemos trouxeram consigo algumas exigências para o mercado. Uma delas é a necessidade de estar sempre atualizado e adaptado às mudanças para competir. Nesse contexto, muito se fala sobre a maturidade digital.

É fundamental ficar atento a esse conceito, que traz benefícios que vão desde uma estratégia mais conectada, que guia as ações da empresa, a um fluxo de informações mais organizado, melhora na entrega e mensuração de resultados.

Para começar a entender sobre o assunto e qual sua importância para a competitividade de uma empresa, siga este artigo até o final.

O que é maturidade digital e qual a sua importância?

A transformação digital é o conjunto de fenômenos que descreve o processo de digitalização das companhias, ou seja, o uso das novas tecnologias em funções estratégicas e centrais para os modelos de negócio. Nesse prisma, surge o termo maturidade digital que, basicamente, determina o grau de adaptação à transformação e à virtualização dos processos.

No contexto moderno, é preciso ter acesso rápido a informações, tomar decisões cada vez mais acertadas e interagir bem com o público para conseguir destaque. Em uma escala que determina o nível de adequação a esses e outros princípios, é possível avaliar a maturidade.

Inovação e transformação hoje em dia são termos relevantes, justamente porque descrevem os métodos de sobrevivência das organizações em nossos tempos. Por isso, é importante se preocupar com esse tipo de maturidade. Sem ela, não é possível continuar de forma consistente nem pensar a longo prazo.

A competitividade de uma companhia também está diretamente relacionada com o nível de maturidade. Quanto mais madura, mais competitiva e mais apta ao mercado e à alta concorrência. Além disso, é importante investir em maturação, pois também é sinônimo de mais conexão com os clientes, já que as ferramentas tecnológicas dão o suporte para a melhora das estratégias.

Como avaliar a maturidade da sua empresa?

Analise como os líderes da empresa se adéquam ao contexto digital

Não existe transformação digital sem uma mudança total que parte da visão dos líderes e que engloba a necessidade de inovação. É preciso que os gestores e diretores estejam preparados para avançar em novos mercados, explorar diferentes oportunidades e novas metodologias, orientadas às tecnologias.

Portanto, é preciso saber se os líderes da companhia estão cientes disso para avaliar o quão madura ela é.

Verifique se a empresa proporciona boas experiências aos usuários

A experiência do cliente é uma expressão de extrema importância nos tempos atuais, pois a adesão às tecnologias deve ter como principal objetivo a melhora da relação das empresas com seu público para satisfazê-lo.

Por conta disso, é importante checar se os clientes são de fato a prioridade, se as estratégias adotadas levam em consideração a meta de melhorar a satisfação deles e o relacionamento no geral.

Questione se a empresa está inserida na cultura do novo contexto digital

É importante que as empresas mergulhem totalmente na cultura digital: interna e externamente, nas operações e no tratamento dos clientes. Procure saber se a companhia está de fato investindo completamente nisso e aproveitando todas as oportunidades oferecidas sem medo de arriscar.

Mensure os resultados das ações digitais desenvolvidas

É importante não deixar de acompanhar as ações da organização com métricas e análises detalhadas que permitem gerar autoconhecimento. Assim, é possível saber em que estado as operações estão e o nível de maturidade. Munidos desse conhecimento, os líderes podem investir em ações para melhorar os resultados.

Como isso influencia a autoridade online?

Uma empresa madura é também uma que tem autoridade e prestígio online e que, quando fala sobre algo, é respeitada. Investir corretamente nas dicas supracitadas faz com que as companhias ganhem destaque e sejam consideradas referência no setor em que atuam. Afinal, se aprenderam a sobreviver e a lucrar com estratégias adequadas, suas palavras são valiosas.

Como vimos, o conceito de maturidade digital é fundamental para que as companhias compreendam se estão aptas a prosseguir no mercado moderno. Uma vez que a inovação é o motor das mudanças, é preciso se adaptar a ela.

Se você gostou deste artigo sobre maturidade digital, aproveite para conferir nosso outro artigo sobre como uma linguagem digital aumenta a autoridade online.

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM