O que é NFT e como as marcas estão utilizando.

O que é NFT e como as marcas estão utilizando.

As NFTs, também referidas como Non Fungible Token ou Tokens Não Fungíveis, não apenas têm ganhado relevância dentro dos mercados digitais e nas comercializações, como também tem sido usadas nas estratégias de marcas. Esse recurso digital, parente não tão distante do bitcoin e outras criptomoedas, tem se tornado cada vez mais importante, sendo o responsável por movimentos como as tokenizações.

Já não tem sido tão incomum noticias de artistas, programas, ou até mesmo, grandes marcas que tem vendido NFTs ou produtos vinculados a elas. Em 2021, por exemplo, tivemos uma obra do artista conhecido como Beeple vendida por cerca de US$ 69 Milhões de dólares, na forma ou por meio de NFT.

Outros artistas e marcas têm entrado nessa onda, que traz a eles grandes benefícios, mesmo que para a maioria dos leitores isso possa parecer um pouco sem sentido ainda. Aderir a essa revolução nas estratégias, causada pelas NFTs, pode ser de grande ajuda para ganhos de relevância e projeção das marcas.

Mas como tudo que é novo, as NFTs levantam uma série de questionamentos e, até mesmo, suspeitas e desconfianças ao seu respeito, o que é mais que compreensível. Por isso, abordaremos o assunto das NFTs, e principalmente, como as marcas as estão utilizando, para sanar todas as suas dúvidas e apresentar você a esse incrível recurso digital. Boa leitura!

O que é NFT

O que é NFT?

O primeiro de tudo que precisamos entender para prosseguirmos no assunto, é de fato, o que são as tais das NFTs! Afinal, apenas a partir disso que poderemos compreender como elas podem, de alguma forma, ser úteis para as empresas.

Para começo de conversa, precisamos entender que a sigla NFT significa, traduzido para o português, tokens não fungíveis, e o que isso quer dizer? Bem, os tokens são representações digitais de algo, sendo que estes podem ser físicos ou não.

Já a palavra fungível, se refere a coisas que podem ser trocadas por outras de igual valor, por exemplo, uma nota de R$100,00 pode ser trocada por outra igual, ou por duas de 50, e você continuará tendo R$100,00.

Nesse caso, quando falamos em Tokens Não Fungíveis, estamos falando então de tokens (representações de algum bem) que são únicos, que não há outra coisa igual pela qual se pode trocá-los.

As NFTs funcionam por meio das blockchains, um mecanismo que serve quase como um livro de registro de todas as transações, que é o mesmo utilizado pelas criptomoedas. Justamente por isso, você já deve imaginar como essas redes são eficientes na sua função de registrar e prover transparência e segurança para as suas transações.

 

Por que utilizar o NFT na estratégia de uma marca?

Para muitos, as NFTs já são um futuro sem volta, principalmente para os setores de marketing que estão muito entusiasmados com o que essa ferramenta pode oferecer. Para a empresa, se negar a utilizar as NFTs, além de limitá-la em relação às outras, que possuirão mais ferramentas, ainda fará com que fique excluída de um nicho bem interessante.

Vale lembrar que as NFTs permitem executar campanhas inteiras ao entorno delas, confirmar presença de públicos da marca em eventos, além de gerar mais engajamento com os clientes. Tudo isso parece muito atrativo, certo? Então vejamos um pouco mais do que pode ser feito na prática com as NFTs.

 

Como as NFTs podem ser utilizadas pelas marcas?

As NFTs podem ser usadas de diversas formas, das mais criativas e inimagináveis pelas marcas, afinal, é quase um consenso que o real potencial das NFTs ainda está por se descobrir. Para que isso ocorra, entretanto, é preciso entender que NFTs funcionam estruturalmente, como se fossem jogos, e portanto quando pensamos em usá-las, falamos de explorar esse território.

Ou seja, diferente dos dias atuais, quando até pode aparecer uma publicidade da sua empresa em um jogo, no futuro, via NFTs, você poderá ter sua própria loja lá dentro. Nesse cenário, as pessoas consumiriam ali, naquele ambiente. Até mesmo a própria Nike já está praticando a venda de sapatos virtuais! Parece loucura, não? Em tempos de metaverso, quem sabe quantas coisas mais podemos ter virtualmente no futuro?

Mas é claro que para escolher bem a melhor forma de usar as NFTs, é sempre bom ter uma agência de comunicação para te ajudar a formular a melhor estratégia.

Quais os exemplos de uso de NFT por marcas?

Claro que para deixar um pouco mais claro quais são as possibilidades de uso para as NFTs, algumas referências são necessárias, além de ajudar a naturalizar a ideia também. Um dos exemplos mais conhecidos é o caso do McNFT, uma NFT do McDonald ‘s, que parece em forma de cartão de troca com foco em um dos seus sanduíches, o McRib. Alguns outros casos ficaram conhecidos, como o da Warner Bros, que lançou avatares virtuais do quarto filme da Matrix para serem utilizados pelas pessoas ao melhor estilo metaverso possível.

NFT Gap

Case GAP

A GAP foi um caso icônico, pois além de aderir rapidamente as NFTs, a marca buscou rapidamente gamificá-las, com níveis de raridade distintos. Ou seja, enquanto algumas NFTs serão classificadas como comuns, você terá outros níveis adiante, que seriam o raro, épico, e o único, obviamente com faixas de preços distintas entre elas.

Isso gera um ambiente mais semelhante aos jogos, e além de já ser uma boa fonte de renda por si só, uma vez que os preços das NFTs não são desprezíveis, essa campanha ainda acaba jogando muitos holofotes sobre a empresa, fortificando ainda mais a sua marca.

 

Existem empresas especializadas no uso de NFT no marketing?

Sim! E é exatamente aqui que entra a GDM, uma agência de comunicação que se pauta em dados, e  está sempre bem atualizada para lidar com novas questões do mercado como as NFTs!

Enfim, as NFTs são cada vez mais o futuro e o presente do marketing digital. Elas estão se consolidando como estratégia até entre as principais empresas de cada setor de mercado. 

É importante lembrar que o metaverso e o uso de NFTs é uma estratégia complexa, por isso, as empresas que estão iniciando no marketing digital devem empreender esforços em construir sua presença digital e outras frentes, antes de se enveredar por estes caminhos. Conte com nosso time para ajudar sua empresa a se consolidar no mundo digital!

Esperamos que você tenha gostado do texto! Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro das tendências do marketing e comunicação!

Agência GDM

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