Como utilizar o Social Listening nas estratégias de marketing

Como utilizar o Social Listening nas estratégias de marketing

Você sabe quem são os potenciais consumidores do seu negócio? Conhece as pessoas que podem ter interesse no seu produto ou serviço e com quem precisa se comunicar para conquistar mais clientes? Entende os anseios e expectativas do seu público? Através do Social Listening é possível tornar a comunicação da sua marca muito mais eficaz.

 

Utilizando o Social Listening em campanhas de marketing

Social Listening é um processo de monitoramento social. Na prática, essa estratégia é usada para coletar e analisar dados de conversas em redes sociais, sites, fóruns online e outros canais digitais sobre a sua marca, produtos, seus concorrentes ou outras palavras-chave relevantes ao seu mercado.

Com uma estratégia de Social Listening bem feita é possível encontrar ferramentas para melhorar seu o seu marketing de conteúdo e sua presença digital, além de ser proativo em conversas sobre sua marca, melhorando a credibilidade, relevância social e confiança do seu público. Quando você entende de fato o que os clientes reais pensam sobre sua marca, você aumenta, e muito, a chance de deixá-los satisfeitos. Entender o feedback dos consumidores é fundamental na construção de uma boa experiência do cliente além de contribuir para melhorias constantes em seu produto ou serviço,

 

Por que utilizar o Social Listening?

De antemão, podemos afirmar: quanto mais informações você coletar sobre os consumidores e mais detalhadas ela forem, mais direcionadas e eficientes serão suas campanhas.

Saber com quem você está se comunicando e quais são as questões que tocam esses consumidores em potencial é essencial para criar uma conexão poderosa com seu público. Só assim, será possível guiar o consumidor em sua jornada de compra e obter os melhores resultados! 

Mas como saber exatamente o que o seu público alvo espera e pensa do seu negócio? De que maneira podemos entender os desejos e necessidades do consumidor?

A melhor maneira de responder essas e muitas outras questões relevantes sobre seu público alvo e criar um plano de marketing digital efetivo para atingi-lo é através do Social Listening. 

Ou seja, o feedback dos seus clientes reais é muito importante para a criação de conteúdos direcionados para consumidores em potencial. A criação de branding content é, hoje, um dos pilares cruciais para o crescimento de qualquer negócio. À medida que sua marca cresce, seu público e suas prioridades podem mudar. Usando as informações coletadas por meio do Social Listening, você pode desenvolver novos produtos ou serviços, fornecer conteúdo útil e oferecer soluções para os problemas do seu público alvo. 

Além disso, o Social Listening também pode te ajudar a prever crises e apagar incêndios antes que eles aconteçam! Quando você monitora a imagem de sua marca e entende as opiniões dos clientes, você consegue resolver os problemas com mais agilidade, evitando que se transformem em uma imagem negativa para o seu negócio. 

 

Boas práticas de Social Listening

Definitivamente, a prática do Social Listening é de extrema importância para o marketing do seu negócio, logo, precisamos planejar de que maneira esse monitoramento pode ser feito.

 No universo digital, tão presente na vida da maioria das pessoas hoje, é natural que os consumidores terminem interagindo com as marcas com as quais se relacionam e nas quais confiam. Por isso, desenvolver uma estratégia de Social Listening abrangente, que vá além da sua comunicação direta com os seus clientes, é a chave para construir relações potenciais com o seu público.

  • Monitore a concorrência

Desse modo, monitorar as conversas de seus concorrentes com o consumidor é quase tão importante quanto monitorar sua própria marca. Assim, você conseguirá entender o mercado em que está inserido como um todo, além de identificar lacunas de conteúdo relevante. Se você conseguir identificar os problemas não resolvidos dos usuários que procuram por seus concorrentes, você tem grandes chances de conseguir criar estratégias para conquistar esse consumidor, criando as soluções que ele está buscando.

  • Incentive o feedback

Além de monitorar as conversas dos seus concorrentes com o público, dar atenção às suas conversas com o seu consumidor é fundamental. Quando você conversa diretamente com o seu cliente, você consegue identificar pontos do relacionamento com ele que podem ser melhorados e criar soluções com foco em resultados. Mesmo que seu público não reclame ou entre em contato com seu negócio depois da compra realizada, é muito importante que você entre em contato com ele: pergunte sobre a experiência dele com suas ofertas e peça um feedback sincero.

  • Não se esqueça de responder

Aproveite que as redes sociais se tornaram uma valiosa ferramenta de comunicação com os clientes para desenvolver um relacionamento real com eles. Responda a todos comentários e mensagens Além disso, use essas conversas para monitorar a satisfação do seu público e até mesmo gerar conteúdos para o seu marketing. Além de obter mais informações sobre seu público alvo e sobre o que funciona e o que não funciona na sua comunicação com ele, você também pode aproveitar para criair UGC (conteúdo gerado por usuário). O uso do UCG nas estratégias de marketing digital promove maior alcance nas redes sociais e ajuda conquistar a confiança dos clientes.

As avaliações que os clientes fazem do seu negócio em ambientes digitais também devem ser monitoradas e respondidas. Muitas empresas solicitam e dão espaço para as avaliações, mas raramente as respondem. Os clientes são pessoas que entendem que erros acontecem, mas demandam atenção. Quando você conversa com eles e oferece soluções, eles se sentem importantes, ouvidos e o retorno é positivo para a sua marca. 

  • Participe de fóruns 

Encontrar fóruns de discussão sobre o mercado que você está inserido e monitorá-los é outra maneira de obter informações importantes por meio do Social Listening. Atualmente, quando o consumidor vê anúncios de produtos e serviços que está buscando, é comum recorrer a canais digitais alternativos com fóruns para encontrar informações sobre a empresa e produto que deseja fechar negócio. Canais como Reclame Aqui são de extrema relevância para conhecer as preferências e anseios do seu público.

 

Como utilizar as informações do Social Listening

Além de criar estratégias de Social Listening para monitorar as atividades dos seus clientes em ambientes digitais, você precisa saber como usar as informações obtidas por meio desses processos a seu favor! O monitoramento de conversas sociais sobre o seu mercado fornece os insights que podem impulsionar o desenvolvimento da estratégia de conteúdo, fornecendo uma visão panorâmica do que os usuários estão procurando nos mais diferentes canais. Além de compartilhar conteúdo onde seu público está, você deve entender os temas ou tendências de conteúdo que estão se desenvolvendo nas redes em tempo real e, com isso, conquistar a atenção do consumidor.

Na GDM, contamos com um time de especialistas em Social Listening para entender, analisar em detalhes a sua jornada de decisão de compra do consumidor e, dessa forma, descobrir seus anseios e necessidades. Desse modo, podemos unir conhecimento com criatividade na criação de estratégias alinhadas às informações adquiridas através de tal monitoramento, para melhorar seu relacionamento com o cliente, reduzir suas ansiedades e consequentemente os resultados do seu negócio. Vamos conversar?

Duda Menezes

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