User Generated Content: como engajar o público e usar conteúdo gerado por usuário

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User Generated Content: como engajar o público e usar conteúdo gerado por usuário

O uso do UCG nas estratégias de marketing digital, além de promover maior alcance nas redes sociais e ajudar a ganhar a confiança dos clientes, tem baixo custo e excelentes resultados. A interatividade é uma poderosa ferramenta para construir uma conexão real com o seu consumidor e o uso de conteúdo gerado pelo usuário é chave para um marketing mais empático. 

Afinal, o que é UGC? 

O UGC, User Generated Content ou conteúdo gerado por usuário em livre tradução da sigla, como o próprio nome explica, é todo o conteúdo criado por usuários ou consumidores finais de uma marca. Esse material genuíno criado pelo público das empresas se tornou fundamental para as estratégias de marketing de conteúdo nos últimos tempos. A associação de experiências de pessoas reais com marcas é uma ótima oportunidade de se relacionar de maneira orgânica com os consumidores, ao passo que se promove um produto ou serviço. 

O uso do UCG nas estratégias de marketing digital, além de promover maior alcance nas redes sociais e ajudar a ganhar a confiança dos clientes, tem baixo custo e excelentes resultados. A interatividade é uma poderosa ferramenta para construir uma conexão real com o seu consumidor e o uso de conteúdo gerado pelo usuário é chave para um marketing mais empático. 

Os usuários se sentem atraídos quando recebem atenção e interação.

Por que utilizar o UGC em minha estratégia de comunicação?

A maioria de nós costuma compartilhar experiências e levar novidades para nossos círculos de influência. Cada vez mais, os consumidores estão conectados e se sentem parte de uma comunidade e até mesmo de uma marca quando conseguem interagir com ela ou têm sua foto publicada, por exemplo.

Atualizar constantemente as redes sociais pode se tornar uma tarefa complexa, mesmo com um calendário de temas pertinentes ao seu negócio. Encontrar maneiras originais de se comunicar e alimentar seus perfis nas diferentes mídias, sem repetir o que todos os outros estão postando e com o discurso correto dentro das redes sociais, demanda tempo, conhecimento, pesquisa e muito estudo. 

Incorporar à sua estratégia o conteúdo criado por seus clientes e amigos que marcam ou mencionam seus produtos ou serviços em seus tweets, Instagram Stories e vídeos do TikTok todos os dias, pode ser muito útil para a sua empresa. Além de otimizar o tempo da equipe de marketing, o UCG aumenta o volume de conteúdo vinculado à sua marca e bem como promove a melhora do engajamento e resultados em SEO, promovendo um maior alcance para o seu marketing digital.

Como encorajar o público a criar conteúdo sobre sua marca e qual a melhor maneira de usá-lo?

A princípio, uma boa maneira de encorajar o usuário a criar conteúdo relacionado à sua marca é… pedir! Isso mesmo. Use banners em seu site, menções em e-mails pós-compra, um código QR ou adesivo na embalagem do produto e posts nas redes sociais para incentivar seus clientes a postarem fotos e reviews sobre seu produto ou serviço. Crie um laço com o seu público e através de campanhas de incentivo: brindes ou descontos para a próxima compra para pessoas que criarem conteúdos sobre sua marca são algumas ideias. 

Outra maneira eficiente de fazer com que seus clientes queiram postar seus produtos e marcar seu negócio, é caprichar na apresentação do produto! As pessoas adoram postar conteúdos bonitos e diferenciados. Que tal apostar em embalagens criativas, cartões e mensagens personalizadas?

Enfim, o principal: compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário! Lembre-se de pedir autorização do cliente e fazer uma curadoria do que publicar. No entanto, em geral, as pessoas querem ser notadas! Além de incentivar o público a postar sobre sua marca, produto ou serviço, compartilhar o UGC é uma excelente maneira de promover gratuitamente sua empresa e traz inúmeros benefícios à sua estratégia de marketing.

Definitivamente, a melhor propaganda para qualquer produto continua sendo o bom e velho boca a boca. Diferentes pesquisas mostram que mais de 90% dos usuários de redes sociais confiam mais em um depoimento do próprio consumidor do que em um anúncio ou campanha. Isso sem contar que os compartilhamentos aumentam o seu alcance. As estratégias efetivas de user generated content no Instagram, por exemplo, fazem de seus clientes promotores orgânicos de conteúdo e o número de seguidores engajados tende a aumentar.

Case de sucesso

Um ótimo exemplo de uso eficaz do UGC pela Panamericana Escola de Arte e Design. Para a instituição, a GDM criou uma estratégia para compartilhar em seus stories e feed conteúdos relevantes feitos por alunos, usando todo o material genuíno e envolvente criado por eles. Assim, o engajamento e o número de seguidores do perfil da escola no Instagram aumentaram significativamente, o que consequentemente aumentou a visibilidade da marca. 

Independente da comunicação para incentivar o público e compartilhar o UGC, o conteúdo gerado pelo usuário é fundamental para o marketing digital de conteúdo. Com planejamento e estratégia, é possível alcançar ótimos resultados nas métricas relevantes para o seu negócio, sua visibilidade e se aproximar ainda mais do seu público.

Conte com a experiência e criatividade da GDM para criar e executar a estratégia ideal para gerar, captar e utilizar o conteúdo gerado pelo usuário a favor da sua marca.

Laura Palma

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