Gerente de marketing: veja como crescer nesta carreira
Quem atua como gerente de marketing sabe dos desafios constantes que fazem parte desta profissão. Seja pela rotina atribulada ou pelas várias transformações que ocorrem em suas ferramentas de trabalho — sobretudo aquelas ligadas à tecnologia —, o profissional deve sempre se aprimorar a fim de estar um passo à frente.
Se você vem buscando crescimento profissional nesta área de atuação mas ainda não atingiu o nível desejado, continue lendo e acompanhe algumas dicas para fazer sua carreira alcançar novos rumos. Confira!
Otimize as rotinas como gerente de marketing
Otimizar as rotinas de trabalho significa se organizar para que as diversas tarefas que compõem o seu dia a dia possam ser feitas com presteza e agilidade.
Para isso, obviamente, é necessário que primeiro você planeje as horas do seu dia e o tempo necessário para cumprir cada atividade. Faça uso de planilhas e agendas programadas que podem ser armazenadas em nuvem, por exemplo.
Assim, suas atividades podem ser acessadas de qualquer local com internet e até mesmo do seu smartphone, facilitando a organização de seu trabalho.
Conheça bem as personas da sua empresa
O papel do marketing é promover ações capazes de convencer o seu consumidor ideal e atender aos seus anseios. Para alcançar esse objetivo e, além disso, lucrar com ele, é primordial que você entenda as dores e os desejos da sua persona.
Se você não sabe o que o seu cliente em potencial está buscando nem o que ele pretende resolver com aquilo que está adquirindo, será mais difícil agir de forma assertiva e trazer os resultados que a empresa precisa.
Invista em capacitação profissional
É impossível se tornar um profissional melhor se você mesmo não busca seu próprio aprimoramento. A melhor forma de fazer isso é realizando cursos, workshops ou mesmo ingressando em uma pós-graduação.
O mundo tem se transformado em uma rápida velocidade e ficar estagnado no conhecimento pode ser uma escolha perigosa. Invista em você e vá mais longe!
Construa seu networking
Sozinho, você pode até chegar rapidamente a um objetivo, mas se contar com outras pessoas, poderá alçar voos ainda mais altos. É o que diz o ditado e a realidade também.
Construir networking, ou seja, uma rede de contatos útil e frutífera, é outra forma de dar um salto em sua carreira profissional. Algumas formas de fazer isso são:
- conviver bem com os colegas de trabalho e indo às reuniões sociais da empresa;
- não se limitar aos contatos de seu local de trabalho e frequentar eventos da área a fim de expandir seu networking;
- frequentar cursos, workshops e palestras, como mencionamos anteriormente, para construir novas redes de contato.
Uma coisa é certa: você precisa dar o primeiro passo para conseguir aquilo que almeja. Se ficar parado, você não verá os resultados que tanto busca. Portanto, arregace as mangas e envolva-se com as pessoas que fazem sentido para você!
Fique atento às tendências
Agora a pouco falávamos sobre como o mundo tem mudado rapidamente, certo? Saiba que o gerente de marketing antenado a este novo panorama deve estar atento às novidades que despontam no mercado a todo momento.
Dessa forma, existem algumas questões para as quais você deve se preparar, como:
- utilizar a inteligência artificial (AI) na gestão de marketing;
- aplicar os processos experimentais do Growth Hacking para acelerar e fazer crescer os resultados das suas ações de marketing;
- estar preparado para o Martech, a gestão entre marketing e tecnologia;
- investir em automação de marketing (muita gente já faz isto, se você ainda não faz, corra!);
- aprender programação e se adaptar à realidade do CMO dos próximos tempos.
Como você viu, quando falamos do uso da tecnologia em marketing e da sua centralidade em um futuro próximo não estamos abordando nenhum modismo ou algo fantasioso. O mercado já caminha para isso e se você quer desenvolver sua carreira em marketing, é precisa se movimentar nesta direção.
Se os seus planos de crescimento com gerente de marketing são audaciosos, aproveite para conhecer também as 6 características do CMO do futuro!