Marketing integrado: saiba como fazer em sua empresa

Marketing integrado: saiba como fazer em sua empresa

A democratização da tecnologia e da internet aumentou o poder de voz do consumidor, principalmente com o crescimento rápido de usuários nas redes sociais. Com isso, as empresas estão cada vez mais focadas em uma comunicação mais específica e estratégica com o seu público.

É necessário prestar um bom atendimento em todos os pontos de contato. Para isso, é indispensável que se tenha uma boa estratégia de marketing integrado perfeitamente alinhada.

Veja, no post a seguir, o que é, suas vantagens e como fazer o marketing integrado em sua empresa!

O que é marketing integrado?

O marketing integrado é a sincronização de várias funções do marketing junto com outros departamentos de uma empresa, buscando o alinhamento no atendimento para uma melhor experiência do consumidor, estabelecendo com ele uma relação contínua.

Quais as vantagens do marketing integrado?

Valor à marca

A marca bem posicionada possui colaboradores trabalhando em prol do mesmo objetivo; produtos e serviços que resolvem as necessidades dos clientes; e todos os departamentos alinhados trabalhando em conjunto com o marketing. Tudo isso traz novos clientes e valor à marca.

Aceitação

Não deveria, mas falhas e erros na hora de entregar o produto ou serviço acontecem muito. Com uma estratégia de marketing integrado bem alinhada, você evita esse tipo de constrangimento para o seu público e logo consegue mais aceitação por parte dele.

Fidelização

Equipes que conseguem trabalhar unidas possuem mais agilidade e, consequentemente, melhores serviços, atraindo e retendo os clientes. A fidelização é uma das vantagens do marketing integrado.

Atração

Clientes fiéis, em uma excelente experiência com sua marca, tornam-se promotores do seu produto e serviço. Ter fãs traz poder de atração e conversão para a marca. A famosa propaganda boca a boca.

Como praticar o marketing integrado?

Ter uma estratégia de marketing integrado consolidada dentro de uma empresa não é fácil, mas existem suas vantagens, como dito anteriormente. Porém, é preciso seguir algumas práticas para que funcione corretamente.

Persona

Antes de começar a planejar sua estratégia é preciso conhecer o seu público. Crie personas para ajudar na estratégia, entregando conteúdo personalizado para o perfil correto de consumidor.

Cultura de integração

Crie uma cultura interna na empresa voltada à cooperação entre todos os departamentos. É preciso promover uma comunicação forte e sincronizada entre os colaboradores, com canais em que todos tenham acesso: gestão, logística e produção.

Experiência do consumidor

É essencial trabalhar o relacionamento com o cliente em todos os pontos de contato dele com a marca. Isso inclui SAC, site, redes sociais (que merecem muita atenção) etc.

Redes sociais quase sempre são os canais de acesso mais rápido que o consumidor tem. Por isso, é importante ter uma estratégia focada nessas mídias. Eles são indispensáveis para o marketing integrado.

Ferramentas

Utilize plataformas e ferramentas de marketing. Com elas você pode publicar suas campanhas, mensurar os resultados para melhorar sua estratégia de marketing integrado, entre outras funções. Recorra à automação de marketing, CRM, gerenciamento e monitoramento de mídias sociais. Não se esqueça de treinar sua equipe para usar tais ferramentas.

Portanto, vimos que o marketing integrado vai além do próprio departamento de marketing. Com uma estratégia bem definida é possível melhorar a experiência do público em todos os pontos de contato com a marca, atraindo e retendo seus consumidores.

Você já possui uma estratégia de marketing integrado na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Ricardo Abellan