Qual a importância do CRM na otimização dos processos de marketing?
A quantidade de informações de que uma empresa dispõe aumentou muito nos últimos tempos. Com mais dados, estratégias interessantes podem ser criadas, mas o trabalho gerado também é impactante. Por isso, as equipes de marketing devem entender a importância do CRM e o que essa solução pode gerar.
Então, neste artigo, mostraremos algumas vantagens em aplicar essa ferramenta no seu negócio. Confira!
A importância do CRM para o time de marketing.
A equipe de marketing tem uma grande responsabilidade dentro de uma organização. Ela deve criar e identificar as oportunidades do mercado, atraindo os consumidores, criando um bom fluxo de nutrição e, junto ao time de vendas, gerar lucro para a empresa.
Com os diversos recursos gerados pela internet, o marketing ganhou muitas ferramentas para trabalhar e criar ações. Porém, esses avanços geraram uma maior demanda de trabalho manual, impactando nos resultados.
Para resolver esse problema, as soluções de CRM — Customer Relationship Management — são bastante interessantes. A aplicação dessa ferramenta nos processos de marketing pode automatizar as operações e fazer com que os colaboradores foquem no que realmente faz diferença: o plano estratégico da empresa.
No tópico seguinte, mostraremos o que a empresa pode ganhar ao utilizar um CRM.
Quais são os ganhos obtidos com essa solução?
Mensuração de dados no funil de vendas
Com os colaboradores de marketing focados no planejamento estratégico, uma melhor análise do funil de vendas abre espaço para identificar as ações que mais trazem resultados para a organização.
O funil pode indicar como estão as taxas de conversão das ações e os caminhos para aumentar as vendas.
Nutrição eficiente dos leads
Para alcançar bons resultados, é preciso criar um fluxo de nutrição dos leads, aumentando o conhecimento e entregando informações relevantes. Esse processo é fundamental dentro da empresa e também deve ser feito pelo time de marketing.
A importância do CRM também é vista nesse ponto, pois, com os responsáveis livres das operações manuais, pode-se destinar mais tempo para pensar no melhor processo de nutrição, em quais informações são necessárias e nos canais que devem ser utilizados para compartilhar esse conhecimento.
Redução do custo de aquisição
O custo de aquisição dos clientes, ou CAC, é um indicador extremamente importante nos negócios, que deve ser acompanhado de perto. Ele permite uma visualização de quanto é necessário investir para se converter uma oportunidade em venda. Se o valor for alto, pode comprometer o lucro.
Então, a solução de CRM ajuda a reduzir o CAC, pois melhora a gestão dos leads, criando um fluxo de nutrição eficiente e um acompanhamento dos potenciais clientes.
Equipe mais enxuta
Por fim, o CRM também é benéfico para manter uma equipe enxuta. Como dissemos, com uma maior geração de dados a serem analisados e uma quantidade maior de operações, seria necessário contratar mais pessoas para atender a demanda, e isso aumentaria o custo da empresa.
Para resolver isso e manter a margem de lucro saudável, a solução de CRM absorve esse trabalho e ainda aumenta a eficiência dos envolvidos.
Sugestões de CRM’s
Aqui na gdm usamos o CRM da Moskit e ele nos atende perfeitamente, inclusive já recomendamos para alguns de nossos clientes. Outras soluções muito utilizadas também são os CRM`s da Hubspot, Pipedrive e SalesForce. Nossa sugestão é dar uma olhada em todas as soluções, comparar entregas x custo e decidir o que for melhor para a sua empresa.
Então, como vimos em nosso artigo, é muito importante que se pense na importância do CRM na otimização dos processos de marketing, com o intuito de reduzir as operações manuais e focar na criação e aproveitamento dos planos estratégicos.
Utilizando essa solução a empresa consegue gerar melhores resultados, aumentando as vendas e a lucratividade.
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