A importância do storytelling para o mercado B2B

A importância do storytelling para o mercado B2B

Desde que o mundo é mundo e temos registros da existência da humanidade, dos hieróglifos da idade da pedra até os e-books dos tempos modernos, contar histórias tem sido uma constante ao longo da evolução da raça humana. O desejo inato das pessoas de aprender e buscar conhecimento garante a atemporalidade do que em marketing chamamos de Storytelling, uma ferramenta poderosa para a criação de estratégias de comunicação, que ajuda na criação de um maior e mais relevante vínculo com o consumidor, mesmo no mercado B2B.

Storytelling como ferramenta de comunicação

O Storytelling é um excelente caminho para a construção de conexões entre conceitos relacionados por meio do que aprendemos e experimentamos. A partir dele, é possível envolver o público de uma maneira familiar. No universo B2B, o poder do Storytelling é enorme! Além da facilidade de serem alinhadas à jornada do cliente B2B, histórias motivam e inspiram. Contar histórias traz à tona as emoções e a psicologia envolvidas nas vendas B2B, fazendo com que o potencial cliente se identifique com seu negócio ou produto. 

Algumas pessoas podem pensar que, quando falamos em marketing B2B, o conceito de Storytelling se torna irrelevante, já que o público a ser atingido é formado por outras empresas. Ledo engano. Afinal, os tomadores de decisões das empresas continuam sendo pessoas. O mundo dos negócios B2B pode ser muito monótono e é exatamente aí que o Storytelling entra como o diferencial. As técnicas de narrativa de marketing podem ser usadas para levar sua estratégia de marketing B2B para o próximo nível. 

A forma mais poderosa de marketing, apesar de todo o avanço das estratégias e tecnologias, segue sendo o bom e velho boca a boca. Por isso, o marketing baseado em histórias conquista os corações e cultiva a confiança do consumidor. Relacionamentos rompem as barreiras do consumismo, o que é especialmente útil para negócios B2B, onde produtos e serviços podem ser mais complexos. O storytelling humaniza sua marca e simplifica tópicos mais técnicos, oferecendo uma perspectiva alternativa ao potencial comprador.

Por que usar storytelling em marketing B2B?

Independentemente da plataforma a ser usada, contar histórias é uma maneira versátil de se compartilhar informação por meio de enredos e narrativas que tenham significados mais profundos. Contar histórias gera empatia no público, facilita uma compreensão de diferentes origens, sociais ou culturais e desperta emoções como felicidade, alegria e bem-estar. Histórias contam experiências e experiências têm o poder de afetar a forma como as pessoas pensam, opinam e tomam decisões.

O Storytelling tem o poder de abrir espaço nos pensamentos de quem ouve as histórias, o que torna mais fácil lembrar e absorver a mensagem. Narrativas dão ao público a chance de se tornarem participantes do contexto, interpretando em seus próprios termos.

Além disso, o poder de identificação que o Storytelling carrega como estratégia, as narrativas são ferramentas que ajudam os profissionais de marketing a comunicar melhor seu produto ou serviço. As pessoas são atraídas por histórias sem necessariamente estarem explicitamente cientes de que um produto ou serviço está sendo vendido a elas por meio daquela narrativa. Em outras palavras, é possível tocar as emoções em vez de bombardear seu público com táticas de autopromoção. No lugar dos esforços repetidos para vender a qualquer custo, é possível atrair clientes potenciais por meio do valor de uma história.

Como utilizar o Storytelling no marketing B2B

Primordialmente, para criar uma narrativa que possa ser usada como ferramenta de marketing de maneira assertiva é preciso que você responda a algumas questões importantes: Por que a mensagem que você está querendo comunicar é importante para o seu negócio? Qual é a motivação por trás da sua história? 

As empresas que são capazes de traduzir suas ações e sentimentos em palavras têm muito mais facilidade de apresentar motivos para que os potenciais clientes se atentem à mensagem, por meio de histórias.

Depois de entender os porquês de uma narrativa, é preciso focar no desafio. Histórias sobre conflitos, obstáculos superados e dificuldades transpostas sempre envolvem o público e fazem com que ele se relacione com o seu negócio. Expor os problemas prepara o interlocutor para a parte final da narrativa, onde será apresentada a solução e um final bem-sucedido. 

Independentemente de qual seja seu produto ou serviço, ele deve ser parte de uma solução para os clientes. Por isso, explicar o processo de resolução ajuda o potencial cliente a entender os resultados positivos trazidos pela sua empresa. Use as estratégias de Storytelling para mostrar como suas soluções ajudaram outras pessoas e quais benefícios foram obtidos por elas ao se relacionarem com a sua empresa.

O Storytelling, mesmo em um ambiente de negócios para negócios, é sobre conexão humana. É preciso disparar gatilhos emocionais e retratar os significados por trás do produto, por trás do serviço e por trás da empresa. Em nossas estratégias de comunicação, usamos a poderosa combinação de criatividade, dados e conhecimento do comportamento humano para criar conteúdos com Storytellings envolventes, seja qual for o desafio do seu negócio. Vamos conversar?

Duda Menezes

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