Que lições de branding aprender com as marcas mais valiosas do mundo?

Que lições de branding aprender com as marcas mais valiosas do mundo?

De acordo com dados da Forbes, a Apple foi considerada a maior entre as marcas mais valiosas do mundo pelo oitavo ano consecutivo. Com o valor de US$ 182,8 bilhões, a empresa multinacional norte-americana vem crescendo e aumentando as vendas de eletrônicos em escala global.

A Amazon, com o valor anunciado de 57,3 bilhões, ultrapassou a Coca-Cola em questão de poder e valor de mercado. Já a TV Globo é avaliada a US$ 4,3 bilhões, sendo considerada o único canal televisivo a entrar para o ranking de marcas da América Latina.

Esses foram apenas alguns exemplos das empresas mais fortes e valiosas do mundo. Mas, afinal, como essas marcas conseguiram conquistar tanto sucesso? Quais lições de branding, gestão da marca, podemos aprender com elas? Falaremos sobre isso no post a seguir. Confira!

O que proporciona o grande sucesso das marcas?

Já é um fato que as marcas mais valiosas do mundo têm algumas características em comum para alcançar o sucesso e, principalmente, manter-se nele. Graças a isso, essas empresas têm se tornado fontes de inspiração de inovação, além de estimuladoras de ideias sobre a responsabilidade com o consumo, relacionamento social e/ou ambiental para milhares de outros negócios espalhados pelo mundo.

No tópico a seguir vamos mostrar algumas lições de branding exercidas por todas as marcas que têm um grande valor no mercado. Vamos lá?

Quais são as lições de branding das marcas mais valiosas do mundo?

Apostar na relevância para o cliente

É importante focar na relevância para os clientes, afinal, eles são a alma do negócio. Uma das estratégias para melhorar o conteúdo, por exemplo, é exatamente a adaptação ao leitor — ou seja, a empresa deve saber se adaptar ao seu público-alvo, produzindo conteúdos que ele queira consumir e não o contrário.

O mesmo vale para os produtos e serviços da marca, eles devem ser criados com base nos desejos e nas necessidades do consumidor.

Cumprir promessa feita ao consumidor

Outra lição de branding extremamente relevante é o cumprimento da promessa feita ao consumidor, seja ela qual for. As marcas mais valiosas do mundo são muito criteriosas na hora de deixar o cliente satisfeito.

Seja uma promessa feita boca a boca com um atendente ou a promessa de um produto específico anunciado na televisão, essas empresas vão fazer de tudo para não frustrar as expectativas do consumidor.

Destacar a competitividade

As marcas com um alto valor de mercado costumam destacar o seu espírito competidor diante das outras do mesmo segmento.

A partir do investimento pesado em marketing, publicidade, experiência do cliente, inteligência artificial, plataformas digitais, entre outros, as grandes empresas tentam mostrar o seu diferencial no mercado e por que os seus produtos e serviços são muito mais atrativos para o consumidor.

Adaptar-se às inovações e transformações digitais

Não há como negar a necessidade de saber se adaptar às inovações de cada cenário e às transformações digitais atuais para se manter no mercado. As marcas de alto valor em escala global sabem disso e estão sempre atualizando suas formas de vendas, divulgação, produção, entre outros. O maior objetivo disso, além de não ficar para trás na corrida da transformação digital, é oferecer as melhores experiências possíveis para os clientes.

As lições de branding e imagem empresarial das marcas mais valiosas do mundo — como Apple, Google, Amazon, Walmart etc. — devem servir como norte para qualquer empresa que queira alcançar bons resultados. Sendo assim, não deixe de investir nas características que todas essas marcas de valor têm em comum para conquistar o sucesso!

Gostou de conhecer as lições de branding das marcas mais valiosas do mundo? Então aproveite para conferir qual vai ser o futuro do branding e como você deve se preparar!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM