O profissional de marketing do futuro: você já se considera essa pessoa?

O profissional de marketing do futuro: você já se considera essa pessoa?

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Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde a transformação digital impacta significativamente o mercado de comunicação, o marketing se tornou imprescindível para que as empresas se comuniquem de maneira objetiva e genuína com os consumidores.

Para tanto, é fundamental que profissionais da área se mantenham atualizados e prontos para enfrentar desafios. É preciso desvendar e dominar rapidamente as novas ferramentas do marketing digital. O profissional do futuro encontrará na tecnologia as melhores estratégias para conquistar os consumidores e, ao mesmo tempo, continuará sendo fundamental o foco nas relações humanas para que a comunicação funcione bem.

Hard skills e soft skills precisam andar juntas! Para isso, separamos algumas dicas para ajudar você a aprimorar suas habilidades.

Hard skills

Hard skills são aquelas habilidades técnicas, que podem ser aprendidas em cursos ou com prática em determinada área. São o tipo de habilidade facilmente identificável em testes ou na análise do currículo de um profissional:

Capacidade analítica

Não é possível entender as dores e as motivações de compra do cliente e identificar tendências por meio de achismo. Por isso, os dados são um verdadeiro tesouro para o profissional de marketing moderno. É necessário saber interpretá-los em tempo real para tomar as decisões certas sobre as campanhas e ações.

As estratégias de marketing dependem muito da análise de dados, pois elas são criadas a partir de insights sobre comportamento do cliente, tráfego do site, resultados de campanhas de mídias sociais, entre outros. A capacidade de analisar informações e criar soluções com base nessas descobertas é fundamental para qualquer bom profissional de marketing.

Os novos profissionais da área precisam ser analíticos e adaptáveis. É fundamental usar os dados disponíveis sobre o mercado de atuação para conhecer melhor os hábitos e as tendências dos potenciais clientes. Saber interpretar tais números e informações é a única maneira de se criar uma estratégia eficiente.

Em um mar de conteúdos repetidos que encontramos por aí, ter um assunto exclusivo, baseado em pesquisas e dados bem coletados e analisados, é o que vai fazer a sua empresa se destacar da concorrência.

Habilidades tecnológicas

Estamos em 2021! Já passou da hora de entender os impactos da transformação digital no mercado de marketing e de aprender a lidar com eles. Dominar técnicas e ferramentas tecnológicas de maneira eficaz é condição sine qua non para qualquer profissional moderno.

Dominar ferramentas de marketing digital, de SEO, de otimização de conversão e de criação gráfica é imprescindível para o profissional de marketing do futuro. Plataformas como Sprout Social, Loomly, Audiense, Unbounce, RD Station, Google Analytics, SimilarWeb, OptiMonk, Canva, Keyword.io, SendGrid, Mailchimp, entre muitas outras, garantem que o profissional do futuro economize tempo com tarefas que podem ser automatizadas.

O digital chegou para ficar e as habilidades tecnológicas estarão presentes desde o marketing até o desenvolvimento de softwares. Seja gerenciando relacionamentos com clientes, conquistando leads, otimizando a criação de templates ou automatizando o envio de e-mails marketing, as ferramentas tecnológicas são poderosas aliadas na criação e implantação de estratégias eficientes. Perder o medo do futuro e abraçar a tecnologia é fundamental!

Marketing de conteúdo – o que você precisa saber

Ser relevante se tornou imprescindível, e cresce a cada dia a preferência do público por marcas que expressam os seus valores. A valorização de um propósito pelas marcas precisa ser comunicada de maneira transparente. Por esse motivo, o marketing de conteúdo é uma das principais tendências do mercado.

Com o poder de conectar pessoas à sua marca por meio do compartilhamento de informações valorosas, ele tem como objetivo conquistar a confiança dos clientes, gerando resultados rápidos e eficientes. A ideia é atrair o consumidor de forma natural e espontânea, para que ele se interesse sobre o seu conteúdo, podendo aumentar o número de engajamentos e conversões.

Portanto, o profissional de marketing deve estar sempre conectado e bem-informado. Além de saber utilizar as novas tecnologias, é preciso estar aberto às novidades, ser capaz de identificar tendências e antecipar inovações e ter coragem para se arriscar em novos caminhos.

Boa escrita

Com o marketing de conteúdo sendo uma das principais tendências da atualidade, a capacidade de se comunicar por meio de uma escrita eficaz se tornou uma habilidade ainda mais essencial. Desde postagens em blog, redes sociais e e-books, passando pelo conteúdo do site, até os anúncios em mídias digitais, um bom texto é parte importante de uma estratégia de marketing de alto desempenho. Os bons profissionais de marketing precisam ter a capacidade de mudar o tom e o estilo dos textos para alcançar diferentes públicos-alvo e atraí-los para as marcas.

SEO

Otimizar conteúdos para que eles sejam encontrados pelos mecanismos de pesquisa se tornou uma das principais ferramentas para que os profissionais de marketing construam o reconhecimento das marcas, gerando leads e aumentando o ROI. Um bom profissional de marketing precisa estar sempre atualizado sobre as melhores práticas de SEO para se destacar no mercado. É imprescindível dominar toda a variedade de maneiras pelas quais o SEO pode ajudar a impulsionar as metas da estratégia de marketing. 

Domínio de mídias sociais

As mídias sociais se tornaram uma ferramenta indispensável para as estratégias de marketing na última década. Os profissionais de marketing do futuro precisam ter a habilidade de criar conteúdo envolvente e potencialmente viral para uma variedade enorme de redes sociais. Bom relacionamento com influenciadores, uso de hashtags para aumentar o alcance da marca, domínio das ferramentas de ads e comunicação com os potenciais clientes por meio das redes sociais são algumas das habilidades fundamentais para o sucesso de campanhas de marketing.

Soft skills

As chamadas soft skills são habilidades comportamentais, que não são tão fáceis de serem ensinadas. São capacidades influenciadas diretamente pela personalidade de cada profissional, que têm muito mais a ver com a experiência de vida e relações com os outros.

Foco no consumidor e nos novos hábitos de consumo

A crise mundial causada pela pandemia de Covid-19 também provocou transformações profundas nos hábitos de consumo. O que antes era considerado primordial, de repente, passou a não ser mais. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e em busca do ser do que do ter.

O novo profissional de marketing precisa entender esse processo e saber que o foco do seu trabalho é o consumidor. Para criar as melhores estratégias nos dias de hoje, é imprescindível conhecer as dores e as motivações de compra do cliente.

Criatividade

Ser criativo não é importante apenas para quem exerce as funções das áreas de criação. A criatividade é uma das principais skills procuradas por todos os mercados atualmente. Profissionais com a habilidade de solucionar problemas de todos os tipos em diferentes ramos de atuação valem ouro. A capacidade de inovação é um diferencial muito valorizado.

Em um momento de profundas transformações, como o que estamos vivendo, a criatividade é o que vai diferenciar um bom profissional de um profissional comum e, consequentemente, é o que fará com que uma campanha se destaque entre as muitas outras dos concorrentes.

Curiosidade e capacidade de adaptação

Para se manter sempre atualizado é preciso ser curioso e adaptável. Para entender as novas tendências e mudanças no mercado é fundamental manter a mente aberta e estar constantemente em busca do novo. Ouvir, ler, ver, experimentar, testar. Essas são as melhores maneiras de se criar um pensamento crítico e se preparar para as transformações no setor de marketing.

Para criar abordagens e dominar as novas ferramentas e tecnologias, a curiosidade e a capacidade de adaptação são imprescindíveis. Projetos podem mudar a qualquer momento de acordo com os dados e movimentos do mercado. Por isso, a flexibilidade é o que garantirá que o profissional de marketing do futuro consiga lidar com essa volatilidade, otimizando ações para obter os melhores resultados.

Inteligência emocional e capacidade de relacionamento

Com o mundo cada vez mais automatizado, a habilidade de se comunicar com pessoas e a inteligência emocional se tornam cada vez mais importantes e valiosas.

A capacidade de criar empatia com os colegas de trabalho, superiores, clientes e fornecedores se faz necessária para se manter uma boa relação no ambiente de trabalho. Entender e conhecer suas próprias emoções e as do outro é uma ótima maneira de saber se relacionar, não apenas com o próprio time, mas também com as outras áreas.

Mentalidade aberta e capacidade de aprendizado

“Stay hungry, stay foolish” (em tradução literal: “continue faminto, continue tolo”). Foi esse o conselho que Steve Jobs deu para os formandos de uma universidade americana em um discurso que ficou famoso no mundo todo. Não é à toa que foi ele o responsável por revolucionar toda uma indústria e construir uma das maiores marcas do mundo.

Uma mentalidade aberta, sempre comprometida com o aprendizado contínuo, é o que garante que um profissional seja capaz de se adaptar e se desenvolver. Estar sempre disposto a aprender e a se desconstruir é fundamental para que os profissionais do futuro possam criar estratégias diferentes e criativas.

Para o futuro, os profissionais de marketing digital ainda precisarão ficar antenados nas principais tendências que têm se estabelecido no mercado. O aumento do uso da automação das ações e processos, a otimização para dispositivos móveis e mobile marketing, a inclusão de conteúdos em vídeo nas estratégias, o uso dos chatbots com tecnologias avançadas pensados para melhorar a relação com os clientes, a coleta de dados relacionados aos consumidores, as pesquisas por voz e o uso do WhatsApp para campanhas são algumas das ações que vêm movimentando o universo do marketing digital.

Sobre nós

A GDM se mantém constantemente atualizada e está sempre em busca de soluções criativas para uma comunicação eficaz. Com uma equipe empática e inovadora, buscamos ser parceiros dos nossos clientes e, juntos, criamos campanhas e ações alinhadas com as mudanças do mercado. Aqui você encontra os melhores profissionais, com as habilidades necessárias para fazer seu negócio crescer!

Agência GDM

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